TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho contemporanea

Por:   •  19/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Pedro Henrique Cabral da Silva;

Disciplina: História Contemporânea I;

Professor: Alexandre Barbalho;

O que é a mercadoria?

        Em seu trabalho intitulado Manuscritos Econômicos – Filosóficos Karl Marx dedica algumas páginas à mercadoria, em definir suas características, analisar seus problemas e caracterizar o que é a mercadoria. Será de acordo com esse texto, considerando as primícias de Karl Marx, que formularemos o que é a mercadoria. Antes de definimos o que é a mercadoria, temos que analisar os dois fatores da mercadoria.

        A mercadoria sempre expressa dois fatores relacionados ao valor: chamados valor de troca e valor de uso. No valor de troca considera uma relação quantitativa, na qual valores de uso são trocáveis entre si. Sempre é considerada na troca a mesma grandeza, quantidade entre os elementos. Ainda na troca de valor, percebemos que esse tipo de valor, não considera fatores externos à produção da mercadoria, sendo totalmente indiferente aos fatores subjetivos individuais e sociais. Passando ao valor de uso, percebemos que aqui são considerados, além da força e tempo gastos na produção, os fatores relacionados à subjetividade humana como a necessidade daquele produto, o desejo pela mercadoria entre outras coisas.

        Em sua definição da mercadoria, Marx ainda analisa o trabalho que envolve a produção da mercadoria e os trabalhos de outros economistas e filósofos. Para Karl Marx, a mercadoria é constituidora da riqueza burguesa e formada por valor de uso e valor de troca, não podendo ser deles dissociada. Ele ainda se utiliza da expressão dos economistas que consideram ser mercadoria “uma coisa qualquer, necessária, útil ou agradável para a vida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com