TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Historia sobre a 3 Revolução Industrial

Por:   •  20/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 4

                                 Colégio Estadual Rui Barbosa E.F.M.P

Trabalho de Historia sobre a 3 Revolução Industrial

Trabalho apresentado pelo aluno,

Jurcelino Junior Lourenço Wollinger, para a obtenção

De nota no 1 trimestre na materia ministrada

Pelo professor Valmir Dorigon

Nova Laranjeiras, 2020

Introdução

Este trabalho será apresentado com o intuito de aprendermos cada vez mais sobre a 3 Revolução industrial, cuja qual foi muito importante.

3 Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo. Essa fase da Revolução Industrial é também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.

A Terceira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XX, a partir da década de 1950. Nesse momento, diversos campos do conhecimento começaram a sofrer mudanças em consequência do avanço tecnológico vivido nesse período e jamais visto anteriormente. As indústrias que desenvolveram alta tecnologia começaram a se sobressair em relação às indústrias que se destacavam nas fases anteriores da Revolução Industrial, como a metalurgia, siderurgia e a indústria de automóveis.

Assumiram posição de destaque, nesse momento, a robótica, genética, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outros. Os estudos desenvolvidos nessas áreas acabaram modificando todo o sistema produtivo, visto que o objetivo era produzir mais em menos tempo, empregando tecnologias avançadas e qualificando a mão de obra que assumiu a liderança em todas as etapas de produção, comercialização e gestão das empresas envolvidas na fabricação e comércio dos bens produzidos.

Além de novas invenções, muitas criadas para servir à Segunda Guerra Mundial, houve também aprimoramento de invenções mais antigas. Tudo isso associado ao processo produtivo. Máquinas mais eficientes, instrumentos mais precisos e a introdução de robôs alteraram o modo de organização da indústria, possibilitando o aumento da produção e dos possíveis lucros, diminuindo os gastos com mão de obra, bem como diminuindo o tempo que se levaria até a fabricação do produto final.

a chamada produção enxuta ou Toyotismo – ganha cada vez mais espaço. Evitando os altos custos da produção artesanal e a inflexibilidade da produção em massa, os japoneses reúnem equipes de operários com várias habilidades para trabalharem ao lado de máquinas automatizadas, produzindo enorme quantidade de bens, mas com variedade de escolha. O sistema de hierarquia gerencial e as chamadas linhas de produção são substituídos por equipes multiqualificadas que trabalham em conjunto, o que diminui significativamente o esforço humano e os custos. A Terceira Revolução Industrial, além de ter elevado a produção, fez com que esta fosse realizada em menos tempo e em maior escala, mudou também a relação entre as pessoas no mundo todo. As tecnologias inseridas, e que passaram a estar ao alcance da população, modificaram as formas de comunicação. As informações passaram a ser difundidas instantaneamente, alcançando pessoas do mundo todo. O rompimento de barreiras físicas e essa interligação social, econômica, política e cultural ficaram conhecidos como globalização.

As invenções criadas nesse período modificaram o campo científico, transformando a medicina por meio da genética, com a criação de medicamentos, novas formas de prevenção, novos tratamentos e novos instrumentos utilizados em laboratórios. Computadores, softwares, o aprimoramento da internet, chips e outros produtos eletrônicos facilitaram a vida de milhares de pessoas e impulsionaram um grande desenvolvimento econômico.

Nessa fase da Revolução Industrial, foram criadas também:

Telefonia móvel

Foguete de longo alcance

Utilização da energia atômica

Desenvolvimento da biotecnologia

Criação de robôs usados nas indústrias

Consolidou-se, nessa época, o que ficou conhecido como capitalismo financeiro. As multinacionais multiplicaram-se, enquanto o crescimento das economias acelerou-se. As indústrias passaram a ser instaladas em diversas regiões no mundo todo, especialmente nas regiões periféricas, considerando as vantagens econômicas oferecidas.

Contudo, apesar do grande desenvolvimento alcançado, o mundo viu-se diante de uma nova relação entre ser humano e meio. Os recursos naturais passaram a ser explorados de maneira irracional. Muitos encontram-se ameaçados na natureza, o que compromete o suprimento das gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (495.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com