TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História

Por:   •  29/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 16

                  Mesopotâmia /Antigo Egito / Hebreus/ Fenícios/ e Persas.  

 

- Egito antigo: A história do Egito, aconteceu muito antes das pirâmides dos faraós. Agora uma coisa que mudou tudo, a revolução agrícola, os nômades ficavam em uma certa região caçando coletando frutos, e quando a comida acabava eles mudavam de lugar. A mais ou menos 12 mil anos o homem aprendeu a plantar, e domesticar animais, o que novamente mudou tudo então pensando bem, se você cultiva seu próprio alimento não é necessário ficar andando procurando comida certo? E com a revolução agrícola surgiu as primeiras vilas. E vamos agora para o deserto do Saara: o deserto do Saara nem sempre foi um deserto, antigamente existiam várias vegetações, várias tribos dos primeiros homens moravam ali, conhecido como Saara verde, só que ocorreu mudanças no clima começou a ficar mais seco por causa, da órbita da terra, não aconteceu assim da noite pro dia foram necessário milhares de anos para se tornar o deserto que conhecemos hoje.

Os caras que moravam em Saara, viram que estava esquentando muito e resolveram sair dali mas eles sabiam bem onde queriam morar nos rios. Mas certamente não foi em qualquer rio, mas sim no rio Nilo um dos maiores rios do mundo. Ele nasce mais ou menos no meio da África e desagua no mediterrâneo. Além de o rio ser um lugar com terras férteis pois é perto do rio, tem muita água não salgada o que é bom, tendo quase 7 mil km de extensão. Mas um bom lugar do Nilo é o delta. Eles se fixaram por volta de 5.500 antes de cristo.

Heródoto disse: o Egito é uma dádiva do Nilo. Os egípcios eram obrigados a trabalhar, mas não era considerado trabalho escravo, isso porque eles recebiam em troca cevada e trigo. Lá o rio deles tem três estações, não é como aqui como verão e inverno isso porque dependia muito do rio, entre julho e outubro a água do rio inundava a terra de plantação, e entre novembro ás águas abaixavam, e eles semeavam os campos e entre março e junho era a época de colheita. Mas não vamos pensar que ele eram pacíficos a vamos plantar o ano inteiro errado, os caras iam faziam expedições militares lá na África invadindo os povos como núbios e líbios sempre em busca de novos recursos e foi assim que plantando durante o dia e atacando durante a noite os vizinhos, que os egípcios acumularam riquezas.

Religião: os egípcios eram politeístas a crença  não somente em um mas vários deuses, acreditavam em vida após a morte, pra eles tudo que existia na natureza era deuses entre eles um dos principais era Osíris primeiro governante da terra que julgava os egípcios após a sua morte, eles acreditavam em mumificação, por essa razão eles mumificavam seus corpos, eles acreditavam em “ka” força vital da pessoa o “ka” voltava toda hora para seu corpo  para ganhar energia, por esse motivo eles colocavam comidas em seus túmulos, e o “ba” personalidade da pessoa haviam rituais para juntar esses dois. Para saber se os egípcios foram bons ou maus eles encontravam Anúbis o que levava até o Osíris, que pesava seu coração e se o egípcio foi bom ele encontra o paraíso parecido com o egípcio e viviam com os deuses, mas se foi uma pessoa mau existe tipo um demônio uma mistura de leão, hipopótamo e crocodilo que devorava seu coração.

Política: a política é dividida em 3 períodos= antigo império, médio império e novo império.

Antigo império: Essa época é chamada época das pirâmides, nessa época o Egito prosperou muito, a agricultura prosperou muito além do trigo e da cevada, eles tinham cebola, ervilha, diversas árvores frutíferas linho, pecuária com bois, ovelhas, porcos e cabras, o comércio com outros povos aumentou, e os ataques militares contra núbios e lídios continuaram, quem mandava mesmo era os faraós, tinha o nomarca cuidando das províncias, além deles tem outras figura importantes o lizir braço direito do faraó o cara que coordenava o serviço público, como cobrança de impostos e o suprimento de água para outras cidades.

Outra figura importante é o escriba que teve um papel fundamental no crescimento do Egito, os caras eram educados na arte da escrita e matemática, uma escrita com símbolos e desenhos mais conhecida como hieróglifos, o papel deles era documentar tudo que acontecia na administração do império, desde das colheitas até transações comerciais, os escribas eram muito importantes eram considerados parte da corte real, não pagavam impostos e não podiam ser recrutados pelo exército, esse trabalho era tão importante que era passado de pai para filho.

Voltando ao antigo império: como eles estavam com alta produção agrícola e administração alta o Egito ficou enorme e cheia de riquezas, a religião era a paixão nacional deles então decidiram criar monumentos somente para isso, as mas tabas são aqueles que ficam na tumbas deles, mas o faraó Jhoser o 1 faraó do antigo império achou aquilo pequeno demais, e resolveu que queria construir um monumento com 6 mas tabas uma em cima da outra. Quem criou foi o seu vizir o imhotep, a pirâmide de Gizé o Jhoser criou uma moda pois todos os faraós que surgiam depois dele também queria uma pirâmide para chamar de sua. Na 4 dinastia surgiu a pirâmide de Quéops, é a única das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda está de pé. O conhecimento que eles tinham em matemática, física, engenharia, astronomia já era o bastante para construir essas pirâmides. Mas não vamos pensar que é uma tarefa fácil pois cada bloco de pedra pesava 2 toneladas, e meia, tem uma teoria que eles transportavam os blocos de pedras por barcos no Nilo, e que há documentos comprovando isso. Como eles gastavam muito fazendo monumentos a economia caiu, sem enchentes, sem comida sem comida o povo se revoltou, os nomarcas começaram a desafiar o poder do faraó, e as tribos nômades aproveitaram a bagunça e invadiram outras regiões do Delta, e todos os lideres brigando e fazendo alianças período que ficou conhecido pelos historiadores como Primeiro Período Intermediário a 2.181 antes de cristo. Nessa época os nômades começaram a brigar entre si, como os nomarcas não estavam pagando tributos, a cidade começou a crescer cada vez mais, com todos esses líderes brigando, e fazendo alianças, surgiu dois grandes grupos um que comandava o baixo Egito e o outro que comandava o alto Egito o pessoal do alto agito invadiu o baixo Egito e assumiu o controle do reino.

Médio Império: O Egito voltou a crescer, a agricultura melhorou, e os exércitos comandaram de vez a Núbia, assumindo o controle de minas de ouro e pedras preciosas, eles começaram a construir mais pirâmides, eles não podiam ver um novo recurso que já queriam construir mais e mais pirâmides. A vida após a morte antes, só o faraó e a sua galera podiam fazer o ritual, da vida após a morte. Mas no médio império isso era diferente, todos tinham o direito de fazer o ritual. E novamente eles não aprenderam nada, pois o que aconteceu, no antigo império aconteceu novamente, eles perderam o poder e tudo se foi por água a baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (124.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com