TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História

Por:   •  27/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MONS. VALERIANO PEREIRA

PROFESSORA: ROSA MARIA INÁCIO DE LUCENA

RELATÓRIO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

TEMA: TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO CONTEXTO ECONÔMICO DE LAGOA

Lagoa – PB

2014

SUMÁRIO

1.IDENTIFICAÇÃO DE DADOS.......................................................................................2

  1.  Da data da execução.................................................................................................2
  2.  Do campo de desenvolvimento................................................................................2
  3.  Do nível de ensino.....................................................................................................2
  4.  Do tema......................................................................................................................2
  5.  Das áreas do conhecimento......................................................................................2
  6.  Da atuação pedagógica.............................................................................................2
  1. RESUMO DO PROJETO.............................................................................................3

3 INTRODUÇÃO..................................................................................................................3

4 OBJETIVOS E RELEVANCIA DO PROJETO............................................................4

5 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO........................................................................4

 6 RESULTADOS..................................................................................................................6

7 CONSIDERAÇOES FINAIS............................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................7

ANEXOS................................................................................................................................8

  1. IDENTIFICAÇÃO DE DADOS
  1.  Da data da execução

 Início= 02 de setembro de 2013

 Término= 21 de outubro de 2013

  1. Do campo de desenvolvimento

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental MonS. Valeriano Pareira

Endereço: Rua: Padre Aristides S/N

Lagoa – PB

  1. Do Nível de Ensino

Ensino Fundamental II

  1. Do Tema

A história de Lagoa

  1. Das Áreas do Conhecimento

História.

  1. Da Atuação Pedagógica

Professora: Rosa Maria Inácio de Lucena

Turno: Manhã e Tarde

Nº de Alunos: 43

  1. RESUMO DO PROJETO

Sabe-se que é de suma importância o conhecimento de nossa história, dos nossos antepassados e de como foi construída nossa cidade, baseado nisso foi proposto o desenvolvimento do projeto: TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO CONTEXTO ECONÔMICO DE LAGOA, aplicado nas turmas de 9°  ano A, B e C da Escola Estadual de Ensino Fundamental  MonS. Valeriano Pereira localizada na rua Padre Aristides S/N, Centro de Lagoa PB.

Para realização do nosso projeto, foram feitas pesquisas de campo como entrevistas as pessoas mais idosas sobre como ocorreu o processo de desenvolvimento econômico da cidade de Lagoa, como também o surgimento do comercio e de como se originou as principais atividades comerciais do município.

Para reforçar a nossa ideia, adotemos como fonte para o nosso referencial teórico os PCNs, a LDB e algumas pesquisas na internet, além das entrevistas já mencionadas acima, sobre o tema em questão.

  1. INTRODUÇÃO

O meneado projeto foi desenvolvido com os alunos do 9° A , B e C da Escola Estadual MonS. Valeriano Pereira, com o intuito de fazer com os alunos conheçam um pouco mais da história da nossa economia. Esse relatório propõe relatar como foram realizadas as atividades propostas e desenvolvidas no projeto: TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO CONTEXTO ECONÔMICO DE LAGOA, que trouxe um desenho para a história de Lagoa, fazendo com que os alunos entendessem suas origens, promovendo um enriquecimento no conhecimento da história economica de nossa cidade.

No projeto foram feitas pesquisas de como eram as primieras relações comeciais, como foram se multiplicando as atividades economicas que contribuíram para a formação da nossa cidade.

Para realização desse trabalho foi desenvolvida uma pesquisa de campo para coleta de dados e tendo como método de análise de dados qualitativos e quantitativos e utilizando-se do procedimento empírico descritivo, já que o objetivo é descrever ou relatar como  era  a economia da cidade de Lagoa, suas atividades produtivas, e os ciclos economicos,  e também expor as experiências obtidas no trabalho com o projeto em sala de aula, no que diz respeito as aulas de história.

Por fim, este relatório torna-se viável no tocante que o mesmo permita uma reflexão e conhecimento de nossa economia, bem como fazer com o professor pense em sua prática educativa, buscando promover uma aprendizagem significativa.

  1.  OBJETIVOS E RELEVANCIA DO PROJETO

O nosso projeto teve como objetivos: Analisar a importância da economia da cidade de Lagoa, a fim de que o aluno obtenha um maior conhecimento do contexto economico do municipio de Lagoa, além de promover a integração dos alunos em atividades de conhecimento das atividades produtivas locais, desenvolver o ócio-criativo nos alunos, através de produção de textos, maquetes, cartazes e panfletos e aprimorar o conhecimento histórico-cultural dos alunos, através de entrevistas e pesquisas.

O projeto é de suma importância, visto que, o mesmo permite um conhecimento mais profundo da nossa história economica, desde os principais produtos comercializados, até as formas de produção.

Baseado nessa perspectiva, foi desenvolvido o projeto “TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO CONTEXTO ECONÔMICO DE LAGOA” a partir do qual foi analisado  sob a ótica da área de história, nas turmas de 7° ano, seus principais impulsionadores economicos, as principais atividades comerciais. Todos os aspectos economicos do município de Lagoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com