TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho etnografico

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

A escolha dessas três figuras (Jovita Feitosa, Quintino Cunha e Dom Manuel Rego de Medeiros) me chamou muita atenção, porque eu me senti no direito de escolher quem eu tivesse a curiosidade de saber e conhecer mais sobre essas pessoas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Jovita Feitosa, muitos conhecem a avenida, mais poucos conhecem sua história. Da mesma forma Quintino Cunha e Dom Manuel Rego de Medeiros, mal sabem as pessoas que por trás de grandes nomes a uma grande história.

PERSONAGENS PESQUISADOS

José Quintino Cunha nasce em Itapajé no dia 24 de julho de 1875 e faleceu em Fortaleza no dia 1 de junho de 1943. Foi um advogado, escritor e poeta cearense. Seus versos discutiam sobre arte, literatura e política. Logo cedo aos 11 anos, estreou na imprensa, estudou no Ginásio Cearense, e na Escola Militar. Depois de alguns anos atuando como advogado sem formação cursou a Faculdade livre de Direito do Ceará (Bacharelou-se em 1909, onde começou a exercer a profissão de advogado criminalista). Aceitava os casos mais difíceis de defesa e mesmo assim, conseguia sucesso. Foi Deputado Estadual entre 1913 e 1914, ocasião em que defendia a melhoria da instrução do povo e onde lutou contra a extinção da Faculdade de Direito, então cogitada na assembléia. Residia na Avenida Visconde do Rio Branco, quando faleceu na madrugada de 1 de junho de 1943.

Jovita Feitosa nascida em Brejo Seco, região dos Inhamus, no sertão cearense, no dia 8 de março de 1848 e faleceu no Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1867, foi uma vonlutária que lutou na Guerra do Paraguai, tendo chegado ao posto de sargento e que teria cometido suicídio pelo não reconhecimento de seus atos. Jovita alistou-se, atendendo à campanha que se fazia em todo o país, aos 17 anos de idade, travestida de homem, para tanto tendo cortado os cabelos e usado vestes masculinas. Jovita chegou ao posto de primeiro-sargento, e recebeu homenagens e presentes por sua participação no conflito da Tripla Aliança; entretanto, teria se suicidado em 1867 por não se conformar com o esquecimento.

Dom Manuel Rego de Medeiros nasceu em Aracati, 21 de setembro de 1829 e faleceu em Maceió no dia 16 de setembro de 1866, foi sacerdote católico brasileiro. Foi bispo de Olinda, tendo sido o primeiro a nascer em sua própria diocese, uma vez que, na época, o Ceará estava subordinado ao bispado de Pernambuco. Entrou para o Seminário de Olinda, onde foram seus professores o Joaquim Francisco de Faria, o cônego Manuel Tomás de Oliveira e o padre Manuel José da Trindade, os quais, coincidentemente, estiveram presentes em suas exéquias. Recebeu a ordenação do bispo D. João da Purificação Marques Perdigão, em 29 de junho de 1853, e cantou sua primeira missa em na Igreja do Senhor do Bonfim, em Aracati, em 28 de agosto do mesmo ano. De volta para sua diocese em Maceió, foi atacado por uma febre cerebral e, depois de doze dias de enfermidade, faleceu. Seu corpo foi sepultado na capela-mor da futura catedral de Alagoas, ao lado do evangelho. Posteriormente, seus restos mortais foram transladados para a Sé de Olinda.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

ANÁLISE DE IMPRESSÕES

Pude perceber que muitas pessoas moram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com