TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Etnografico Sobre o Ritual do Santo Daime

Por:   •  11/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 11

A DOUTRINA DA FLORESTA: O SANTO DAIME E AS RELAÇÕES COM A NATUREZA

Dayanne dos Santos

Aline Fernanda de Aguiar

Graduandas em Ciências Sociais – Universidade Federal do Maranhão

RESUMO:

O trabalho pretende mostrar através do trabalho de campo realizado no dia 15 de março de 2016, a forma como se dá o trabalho espiritual do Santo Daime, desde a forma como se organiza o espaço para o ritual até a o tipo de relação que se estabelece entre a doutrina e a natureza. Através da pesquisa etnográfica realizada no Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra – CICEBRIS, foi possível analisar o grupo social que frequenta a igreja, o tipo de roupas que são utilizadas no ritual, as diversas feições dos participantes após ingerirem a bebida chamada Ayahuasca, a relação existente entre os “daimistas”, dentre outros aspectos. Como foi possível observar, o fundador da Centro de Iluminação em São Luís, Daniel Arcelino Serra, ainda está muito presente tanto no ritual quanto no próprio espaço físico, mesmo após a sua morte em novembro de 2011, inclusive o seu corpo repousa onde se realizavam os trabalhos antes da construção da sede oficial. Levando em consideração o que dizia Edmund Leach, “ritual é, assim, um aspecto presente em qualquer tipo de ação; ele “diz” alguma coisa sobre os indivíduos em contato(PEIRANO, 2014, p. 8), foi possível observar não apenas o ritual de distribuição da bebida, mas também o ritual entre as pessoas e a natureza e até entre elas mesmas.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Espiritual; Ayahuasca; Doutrina; Ritual.

INTRODUÇÃO

                 

A palavra etnografia vem do grego ethos (cultura) + graphe (escrita) e significa o estudo descritivo de determinado grupo ou organização social, seja humano ou não. A etnografia é um método específico da pesquisa antropológica e é feita através da observação e convívio com o objeto de estudo, onde são feitas anotações nos chamados diários de campo de tudo que é visto, como os hábitos, a cultura, as vestimentas e o vocabulário, por exemplo. Tomando os elementos da etnografia, a observação feita em uma igreja da doutrina do Santo Daime mostra o quanto o estudo de campo é importante para entender o modo de organização de um grupo. 

A doutrina do Santo Daime.surgiu no século XX na região amazônica através de Raimundo Irineu Serra – o Mestre Irineu - , quando ele recebeu a missão da entidade feminina Virgem Maria (Rainha da floresta). O Daime possui muitos símbolos, como a farda, a Cruz de Caravaca, o Santo Rosário, a coroa, a estrela de Salomão e etc.. A farda é azul e branca para rituais não oficiais e verde e branca para rituais oficiais e tanto para homens e mulheres significa proteção. A Cruz de Caravaca possui dois braços para simbolizar proteção redobrada. O Santo Rosário possui os mesmos fins católicos e é utilizados para rezar durante o ritual. A coroa representa a rainha da floresta, que é muito citada nas saudações do trabalho espiritual. A estrela de Salomão é utilizada na farda dos daimistas e sua parte superior significa o fogo, e a inferior a água.

O Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra – CICEBRIS foi fundado em 27 de março de 2009, por Daniel Arcelino Serra. O centro segue os princípios do Santo Daime, doutrina criada no Acre pelo maranhense Mestre Irineu. A base da doutrina do Santo Daime é a Sagrada Família:  a virgem Santa Mãe, Jesus Cristo e São José. No ritual, chamado de trabalho espiritual, é utilizada uma bebida de origem inca chamada Ayahuasca, que dentro da doutrina foi batizada de Daime pelo Mestre Irineu, bebida esta que é feita de um cipó chamado Jagube e uma folha chamada Rainha, típicos da Amazônia. Segundo o site do Centro de Iluminação, a bebida tem o fim de “catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem-estar do indivíduo”.

Daniel Arcelino Serra nasceu em São Vicente Férrer e era filho de Maria Serra, irmã mais nova do Mestre Irineu, e foi criado por sua avó Joana d’Assunção Serra. Depois de 50 anos morando no Acre, onde foi criada a primeira igreja da doutrina do Santo Daime, Daniel Serra retornou ao Maranhão com a missão de criar a primeira igreja de Santo Daime em São Luís e para reencontrar sua família, como relata Jairo Carioca: "Com pouco mais de um ano de casado, exatamente a 13 de novembro de 1957, as saudades de seus familiares, que não via a cerca de 45 anos, fazem com que Mestre Irineu planeje uma viagem para o Maranhão. (...)”.

        

1 – TEMPO, ESPAÇO E PRIMEIRAS IMPRESSÕES

No dia 15 de março de 2016, por volta das 18:30h chegamos ao Centro de Iluminação Cristã Raimundo Irineu Serra com muita curiosidade, o que já é de se esperar ao visitar algo no qual não é muito difundido na cidade como ocorre com outras religiões. Vale lembrar que antes de visitarmos a igreja, preenchemos uma ficha chamada de ficha de anamnese, que serve para saber principalmente se o visitante sofre de algum distúrbio mental, se utiliza drogas ou toma algum remédio controlado. Uma das pesquisadoras, a Dayanne, já havia visitado o centro outras vezes, porém neste dia havia sido diferente, pois nunca tinha ido com o intuito de observar tudo o que envolvia o trabalho espiritual. Neste dia o tempo colaborou conosco, pois a noite estava muito bonita, com uma lua admirável. Nós estávamos vestidas de acordo com algumas normas da instituição, nada de roupas escuras e nem mostrando ombros, colo ou barriga. A Aline estava vestida com um vestido azul claro abaixo dos joelhos e um casaco branco e a Dayanne com um vestido longo branco. Os modelos e cores de roupas se repetiam a cada pessoa que ia chegando, as mulheres utilizavam saias e vestidos de cores claras e os homens calças brancas e camisas claras. Branco, amarelo, verde e azul se via por toda parte. A farda utilizada no dia era a branca – que na verdade possuía muitos detalhes verde escuro e várias fitas coloridas vindo dos ombros e se estendendo até os joelhos, no caso das mulheres – e, era a vestimenta que predominava no dia, assim como em todos os trabalhos, já que o número de fardados é geralmente maior que o de visitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com