TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribos Indígenas Nordestinas

Por:   •  17/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

Tribos indígenas nordestinas

[pic 1][pic 2]

O Brasil possui 258 tribos indígenas, com uma população de aproximadamente 378 mil pessoas, a divisão regional brasileira é diferente do território geográfico convencional. A região Nordeste abriga cerca de 80 povos indígenas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, em termos de contingente populacional, a Bahia é o terceiro estado em população indígena no Brasil e primeiro no Nordeste, com 56.381 índios. Pernambuco é o segundo da região e o 4º do País, com 53.284.

Das tribos que ainda existe na região nordestinas são algumas delas:

  • É o povo Urubu-Kaapor, do Maranhão e Pará. Eles são cerca de 800 pessoas e já têm o NT em sua própria língua.
  • Fulni-ô - Os Fulniô são o único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua - o Ia-tê - assim como um ritual a que chamam Ouricuri, que atualmente realizam no maior sigilo. Na parte central das terras da reserva indígena se encontra assentada a cidade de Águas Belas rodeada totalmente pelo território Fulniô, sendo mais de 2.900 índios que vivem em Pernambuco. 
  • Pankaru - Sua trajetória foi pontuada por uma sucessão de conflitos fundiários com grileiros e posseiros, que ainda não foram totalmente resolvidos. Os pouco mais de 80 índios desta tribo estão localizados no Oeste do Estado da Bahia, à esquerda do Rio São Francisco, falam a língua portuguesa.

Outras 21 tribos não têm nenhuma iniciativa missionária evangélica. A maioria dos territórios indígenas do Nordeste está localizada nas áreas rurais e tem como principal atividade a agricultura e o artesanato.

Assim como outros moradores dessas localidades, muitos índios trabalham no comércio, são funcionários públicos e atuam também como professores e agentes de saúde.

[pic 3] -Índios da tribo Fulni-ô.

[pic 4]- Índios da tribo Pankaru.

Referência Bibliográfica:

  • http://www.ebc.com.br/noticias/colaborativo/2014/07/conheca-a-tribo-fulni-o-unica-do-nordeste-que-conseguiu-preservar-a
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_no_Nordeste_do_Brasil
  • http://noticias.ne10.uol.com.br/grande-recife/noticia/2012/04/18/populacao-indigena-do-nordeste-e-a-segunda-maior-do-pais-338241.php 

COOPERATIVA DE ENSINO DE PONTALINA

COLÉGIO INTEGRAÇÃO

PROFESSORA: FERNANDA[pic 5]

TRABALHO DE HISTÓRIA – TRIBOS INDÍGENAS NORDESTINA

ALUNA: GEOVANNA ALVES DE SOUZA

5º ANO

Pontalina-GO

2018/1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (307.1 Kb)   docx (554.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com