TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Administração De Pessoal

Dissertações: Técnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

O presente trabalho mostra o papel fundamental das pessoas dentro da organização, além de analisar os meios de identificar, atrair e reter talentos dentro da empresa e reforça a importância do diferencial humano para o sucesso da instituição mostrando a nova forma de gerir recursos humanos nos dias de hoje, mostra que as relações trabalhistas também se caracterizam um importante meio de reter o talento humano nas organizações.

Também foi um dos objetivos desta pesquisa estabelecer o objetivo principal dos sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho e a segurança do trabalho que está ligada á higiene do trabalho.

INTRODUÇÃO

Falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade, ação e pro ação.

A gestação é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis.

A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).

Desde então muita coisa mudou, a Gestão de Pessoa tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte capital intelectual que simboliza mais do que tudo, a importância em plena Era da Informação.

As empresas devem estar livres de riscos inaceitáveis de danos nos ambientes de trabalho, garantindo o bem estar físico, mental, e social dos trabalhadores e partes interessadas. Para minimizar ou eliminar tais prejuízos, muitas organizações desenvolvem e programam sistemas de gestão voltados para a segurança e saúde ocupacional.

A importância das Técnicas de Recrutamento e Seleção para Gestão de Pessoas dentro das Organizações.

Na atualidade as empresas buscam sempre alavancar a lucratividade com as vendas, e buscando minimizar os custos.

Para que isso aconteça não basta ter apenas tecnologias de ultima geração, a empresa não funciona sem pessoas e não apenas pessoas mais sim profissionais qualificados, e para destacar esses talentos nos candidatos é necessário um setor de recrutamento e seleção organizado, e eficaz.

“A palavra eficácia é usada para indicar que a organização realiza seus objetivos” (MAXIMIANO, 2012, p.5).

O setor de recrutamento de pessoas tem como função não apenas recrutar externamente como também reter talentos.

Segundo BULGACOV, 2006, p. 338, “O gestor de pessoas deve ter um nível elevado de informações sobre os profissionais que atuam na organização, para poder tomar a melhor decisão na escolha do futuro ocupante do cargo”.

As organizações têm como cobrança do mercado a qualidade de seus produtos para manter seu índice de popularidade sempre em alta.

Com este fator como base as empresa estão em busca de colaboradores motivados e qualificados para atingir este proposito, profissionais que tenham como intensão os mesmos interesses que o da empresa e que não tratem a empresa com uma opção esperando ser tratado como uma prioridade.

A empresa se constitui de vários fatores não apenas a qualidade como também pontualidade tendo este ponto como respeito aos clientes, e atribuindo o melhor preço de mercado para conseguir manter seu espaço no mercado atual.

O poder de negociação fraudulenta dos clientes finais pode fazer com que uma empresa tenha um enorme êxito de admiração no mercado, como também cair de maneira rápida e constante.

Porem a criatividade e investimentos em inovações transforma a disputa entre os concorrentes do mesmo setor comercial mais ampla seguindo para a segunda opção que é manter a alta qualidade do produto, preço justo entre outros fatores.

Mais para os pontos de inovação dar certo e atingir no âmbito correto, precisa de uma equipe equivalente ao processo de produção com as qualificações certas para o alcance do resultado final do produto com eficácia.

E para que estes talentos sejam identificados com precisão e certeza de um bom resultado final, é necessário e primordial um capaz setor de recursos humanos, um setor capacitado para guiar o novo modelo do mercado ao caminho do sucesso.

Algumas variáveis é o que mudou a forma de pensar dos empresários quanto o recrutamento e seleção de suas empresas.

E o papel de um selecionador é descobrir qual a vaga esta em aberto, quais os pré- requisitos da vaga, conhecer o que o profissional fará na área solicitante, qual o perfil correto ou comportamental, Conhecer a cultura, os valores e os princípios, não só da empresa, mas da área, bem como da equipe da vaga em aberto e Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficará comprometido.

Um profissional na área de recursos humanos no tempo atual exige muita responsabilidade, competência técnica dos candidatos da vaga em busca de habilidades, talentos e características especificam para a vaga em vigor solicitante.

Na nova gestão de recursos humanos interagirem com o gestor solicitante da vaga para compreender as necessidades, demanda e técnicas da vaga em questão.

A seleção de pessoas não é uma fácil tarefa, porem é a identificação de indivíduos com características completamente diferentes e cabe aos profissionais de Rh tem que ter vários cuidados, para minimizar a subjetividade na hora da identificação de tais características diversas.

Este profissional tem que se compor de elementos que tornam o processo subjetivo pragmático, como foi citado acima.

A maior contribuição que um profissional de recursos humanos pode dar a sua organização é selecionar corretamente esse novo colaborador. Do contrário, isto pode acarretar um desgaste e um prejuízo incalculáveis à organização, bem como desperdícios inimagináveis.

Relações Sindicais e Negociações trabalhistas

As relações trabalhistas também caracterizam um importante meio de reter o talento humano nas organizações, principalmente nos inovadores modelos de gestão de pessoas e nas novas relações existentes entre empregador e empregado. Sobre isso, Lessi (2009, s.p.) diz que:

As novas relações entre empresas e empregados pedem modelos de gestão mais democráticos, incentivando a utilização do trabalho em equipe, negociação sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com