TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Túnel do tempo: 1910 a 1950

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

                                                                                                                                                       

INTRODUÇÃO   ................................................................................ .....................4

DESENVOLVIMENTO............................................................................................................ ........... .5  - 13

ETAPA1 ................................................................................. 5 – 6

ETAPA 2................................................................................7 – 10

ETAPA 3..............................................................................11 – 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................14

REFERÊNCIAS....................................................................................................  15

INTRODUÇÃO

        Este trabalho busca apresentar um projeto para desenvolver conteúdo para uma Feira Cultural que teria como tema o túnel do tempo 1910 à 1950 que vamos desenvolver em 3 etapas: a 1ª etapa será uma análise a parte referente à disciplina de História dos Parâmetros Curriculares Nacionais voltados ao Ensino Médio em que vamos tentar responder as questões como por que ensinar História e como ensinar História, na 2ª etapa apresentaremos 2 planos de aula, 1 para o 2º ano do ensino médio e outro para o 3º ano, como os seguintes temas: A 1ª Guerra Mundial para o plano de aula do 2º ano e a 2ª Guerra Mundial para o 3º ano. Na 3º e última etapa vamos analisar os “Movimentos Fascistas” que ocorreram no período entre guerras, esse é o objetivo do trabalho uma análise de várias formas do um dos períodos mais conturbados da história da humanidade.

 

DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA:

A História é uma ciência que estuda o homem e as suas ações no tempo e espaço, pertence a area das Ciências Humanas e suas Tecnologias que busca difundir os estudos sobre as problemáticas da sociedade contemporânea, o papel das disciplinas que compõem a área da História que permite aprofundar os temas que são estudados no Ensino Fundamental direcionado para os aspectos da vida dos indivíduos em sociedade e o papel do homem na formação e transformação dos processos históricos e as ações determinadas pelas sociedades que são o produto da história.

Quanto aos conhecimentos históricos escolar, os currículos atuais são evidências das transformações e dificuldades do campo que envolve as questões do conhecimento histórico, a aproximação entre a História ensinada nas escolas e a produção acadêmica tem se intensificado a partir do final dos anos 70 e 80, que apontam para dificuldades de consenso entre as definições simplificadas sobre os conteúdos e os métodos usados no ensino de História no Ensino Médio. O estudo da História também nos dá uma dimensão histórica quanto as lutas históricas da sociedade por grupos e classes sociais que antes eram silenciados pela própria sociedade e que durante o tempo histórico conseguiram com muita luta ter suas vozes ouvidas, hoje a produção acadêmica historiográfica está voltada para os estudos do cotidiano e a ação do homem para o fato da sua influência na história das sociedades e suas lutas por igualdade que nos permite avaliar a nossa própria realidade política e social, que tem como objetivo transformar os alunos do Ensino Médio mais críticos e com opinião própria baseada em sua consciência histórica. As pesquisas históricas esforça-se atualmente por situar as articulações entre a micro e a macro-história, buscando nas singularidades dos acontecimentos as generalizações necessárias para a compreensão dos processos históricos para que os alunos possam ter uma compreensão do seu lugar na sociedade e para que possam influenciar sua sociedade de maneira crítica e construtiva com o objetivo de evoluir sua linha de pensamento com embasamento teórico historiográfico que apoie suas opiniões e possam compreender as notícias que circulam em toda a sociedade, principalmente com a facilidade de acesso a informações que temos hoje pela tv. Internet, rádio, etc; para que analisem essas informações e não apenas acreditem em tudo que circula pela mídia, mas que tenham capacidade de processar essas informações de maneira que compreendam a realidade dos fatos e o que realmente e o melhor para a sociedade que fazem parte.

            O estudo de novos temas é essencial para a compreensão da sociedade histórica e seu desenvolvimento do que a linha de entender apenas os “grandes eventos históricos”, ou nas formas estruturais que vemos e em alguns livros didáticos e textos, a investigação histórica passou a considerar a importância da utilização de outras fontes documentais, além da escrita para aperfeiçoar os métodos de interpretação que abrangem os vários registros produzido pelo tempo histórico, a comunicação entre o homem, além da escrita, é a oral, gestual, sonsora e pictórica, ou seja, quando consideramos os estudos inspirados na linha marxista, que dão mais importância a análise das infraestruturas econômicas e da luta de classes nas sociedades, passam agora a incluir a análise da cultura, das ideias e dos valores d cotidiano dessas sociedades e passaram a se interessar também pela linguagem como uma referência de análise dos discursos políticos e do processo de construção da consciência de classe ou de identidades. Com isso Metodologias diversas foram sendo introduzidas, redefinindo o papel da documentação. À objetividade do documento – aquele que fala por si mesmo, se contrapôs sua subjetividade, produto construído e pertencente a uma determinada história. Os documentos deixaram de ser considerados apenas o alicerce da construção histórica, sendo eles mesmos entendidos como parte dessa construção em todos seus momentos e articulações. Passou a existir a preocupação em localizar o lugar de onde falam os autores dos documentos, seus interesses, estratégias, intenções e técnicas. A diversidade de tradições historiográficas e a pluralidade de vinculações teóricas, no entanto, ao contrário de indicarem crise, esgotamento ou impasses, apontam para a área da pesquisa e do ensino de História, muitas alternativas válidas, além da viabilidade de criações pedagógicas. Desta forma, é importante considerar as diferentes dimensões dos estudos históricos, na medida em que possibilitam forjar teorias de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a História para os jovens do Ensino Médio possui condições de ampliar conceitos introduzidos nas séries anteriores do Ensino Fundamental, contribuindo substantivamente para a construção dos laços de identidade e consolidação da formação da cidadania. O ensino de História pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade, ao incorporar a reflexão sobre a atuação do indivíduo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com gerações do passado e do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com