TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo em Uma Microempresa de venda de peças no Município de Alto Paraíso/RO

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Um estudo em uma Microempresa de venda de peças no Município de Alto Paraíso/RO

Fabiula Martins de Moura¹

Tutor Externo²

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É sabido que o um dos maiores desafios de um empreendedor é a precificação correta dos produtos e/ou serviços que sua empresa irá oferecer a seus clientes. Saber se o preço praticado dará lucros ou prejuízos é algo que deve ser análise minuciosamente pelo empresário.

Essa tarefa torna-se mais difícil aos micros empresários, visto que, na maioria dos casos, os donos não contam com profissionais qualificados para fazer tal trabalho.

Para Resende (2010, p. 14), “Determinar o preço de venda é extremamente importante e constitui-se uma das peças fundamentais do planejamento empresarial, pois proporcionará rentabilidade, competitividade, crescimento e retorno do capital investido. ”.

Ainda neste sentido, Bruni, et al, (2007, p. 245), diz que:

Em relação ao processo de formação de preços, alguns dos principais objetivos podem ser apresentados, como: proporcionar a longo prazo, o maior lucro possível; permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdícios operacionais; maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.

Na visão de Nicolau (2019), a acirrada competitividade das empresas, principalmente agora em tempo de pandemia, tem levado os empresários a buscarem máximar os lucros. Porém está não está sendo tarefa fácil para as microempresas, visto que o custo operacional, custo com compra de mercadorias tem sofridos aumentos absurdos, reduzindo assim o poder de compra de muitos clientes.

O cenário atual não tem sido favorável a aumentos constantes de preços de venda, sendo assim, uma das estratégias que compõe os esforços gerencias da microempresa, objeto de pesquisa deste trabalho, tem sido a redução de custos operacionais e a manutenção da qualidade dos produtos, serviços e atendimentos ao cliente.

  1. REFERÊNCIAS

RESENDE, José Flavio Bomtempo. Como elaborar o preço de venda. / José Flávio Bomtempo Resende: Organização, Vera Helena Lopes, Marli Aparecida Menezes Simões, Any Myuki Wakabayashi, Adriana Athouguia Sabiori – Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2010.

BRUNI, Adriano; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços. 4º Edição. Editora Atlas. São Paulo. 2007.

NICOLAU, A. M.; Lima, A.C. FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA [...] JOÃO PESSOA/PB. RIC- Revista de Informação Contábil -ISSN 1982-3967 -Vol. 13, no 1, p. 70-84, Jan-Mar 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com