TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um olhar de Debret

Artigo: Um olhar de Debret. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

UM OLHAR DE DEBRET

A guerra de Napoleão movida na Europa contra a Inglaterra, no princípio do século XIX, acabou tendo consequência para a coroa Portuguesa, Napoleão impôs um bloqueio ao comércio entre Inglaterra e o continente.

Com a chegada de D. João VI ao Rio de Janeiro, o patriciado rural que se consolidara nas casas-grandes de engenho e fazenda – as mulheres gordas, fazendo doce, os homens muito anchos dos seus títulos e privilégios de sargento-mor e capitão, de seus púcaros, de suas esporas e dos seus punhais de prata, de alguma colcha da índia guardada na arca, dos muito filhos legítimos e naturais espalhados pela casa e pela senzala – começou a perder a majestade dos tempos coloniais. (FREYRE, 2003, p. 105).

O príncipe D. João VI decidiu-se pela transferência da corte para sua colônia.

Em poucos dias, cerca de 15 mil pessoas embarcaram para o Brasil, sob a proteção da frota Inglesa. Napoleão sem suspeitar, fez com que a história do Brasil tomasse um rumo inesperado.

No dia 26 de março de 1816, no veleiro norte americano Calpe, chegava ao Rio a Missão Artística Francesa, com o objetivo de instalar o ensino das artes e ofícios no Brasil, da qual fazia parte o pintor histórico Jean Baptist Debret.

Com a chegada da família Real Portuguesa vieram muitos fidalgos, empregados do Paço e muita gente do povo. A população do Rio aumentou cerca de trinta mil pessoas.

Os usos e costumes do Rio colonial modificaram-se com o acréscimo da nova população. Surgiram festas tais como procissão de Corpus-Cristi.

Debret registrou os mais importantes acontecimentos que aqui ocorreram durante sua estada, como aclamação de D. João VI, a chegada da Princesa Leopoldina, a coroação de D. Pedro I como imperador, entre outros, porém não se reservou apenas a representação da corte, mas sobretudo registrou cena do cotidiano das ruas do Rio de Janeiro, observando cada detalhe da sociedade que ali se desenvolvia.

Viveu no Brasil por 15 anos onde organizou sua grande obra: o livro ilustrado “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, contendo nesta obra pinturas sobre o povo brasileiro e suas culturas. Seus registros são verdadeiro documento social, apresentando grande número de negros escravos e libertos.

Em todas as imagens onde o negro aparece praticando suas atividades, percebemos a importância dele como individuo ativo e participativo na dinâmica social ainda que sob a fiscalização dos senhores brancos.

Além dos serviços da lavoura era comum o uso do trabalho escravo nos serviços domésticos, urbanos tanto público como privados.

A estrutura da cidade do Rio de Janeiro e também do país baseou-se sobre a escravidão, contribuindo desta forma para o desenvolvimento nos aspectos: econômicos, culturais e sociais da época até a contemporaneidade. Como exemplo de elementos da cultura africana podemos citar: capoeira, feijoada, acarajé, vatapá, candomblé entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com