TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanização do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Por:   •  10/9/2017  •  Ensaio  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Urbanização do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O estado de Rio Grande do Sul se inicia com a chegada do homem a região a 12 mil anos atrás causando mudanças drásticas.

Enquanto o Nordeste já se encontrava em pleno desenvolvimento urbano, o Rio grande do Sul ainda era ocupado por tribos indígenas, nessa época o único vestígio de civilização e cultura ocorre com a chegada de um grupo de jesuítas que entre 1609 a 1706 expandiram suas missões na região de tape Rio Grande do Sul cujo objetivo era a catequização das tribos indígenas que habitavam nessa região.

Já na segunda metade do século XIX depois de alguns conflitos de interesses com a Espanha que também reivindicava a posse destas terras, Portugal obtém a posse e expulsa os alemães.

Estabelecendo uma matriz claramente portuguesa e uma economia baseada no charque e no trigo iniciando um florescimento cultural nos maiores centros como, Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Esse crescimento teve bastante contribuição de imigrantes que ainda estavam desbravando novas áreas na região e criando culturas e economia diversas.

Nessa época a região Sul do Brasil é uma região de grandes estancias, fazendas e pecuaristas que começam a se incomodar com o valor de impostos cobrados pelo governo, um desses estanceiros Bento Gonsalves buscava a independência do rio grande do sul contra o império Brasileiro surgindo assim umas das revoltas mais longas que já existiu denominada de, a Guerra dos Farrapos.

Finda a guerra a sociedade se reconstrói, o comercio de fortalece e com isso surge muitos imigrantes como Italianos e Judeus mas ainda é um Estado muito dividido por serias rivalidades políticas, ainda houve muitas crises mas o estado consegue se estabelecer economicamente e se torna uma das economias mais ricas do país com a grande ascensão

Da burguesia local, porém ainda era um estado muito dividido politicamente.

Mesmo enfrentando todos esses obstáculos, e já sob o comando de Dom Pedro segundo que de forma mais pacifica instala a câmara em várias cidades normalizando a justiça

Nesta época já se formavam várias associações de comerciantes e produtores intensificando ainda mais a chegada de imigrantes Alemães.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com