TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vargas

Artigo: Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 8

ERA VARGAS

QUESTÕES

(UESPI) - Universidade Estadual do Piauí -

Questão 1:

A primeira emissora de rádio do Piauí foi, segundo o historiador Alcides Nascimento, a Rádio Educadora de Parnaíba, inaugurada na década de 1940, cerca de dezoito anos após ter surgido a primeira estação de rádio do Brasil. Como se sabe, o rádio foi fortemente utilizado como instrumento de propaganda política por alguns governos “populistas” no Brasil, entre os quais se destaca o do presidente:

A - Humberto Castelo Branco.

B - Getúlio Vargas.

C - Prudente de Morais.

D - Ernesto Geisel.

E - José Sarney.

(UEAP) - Universidade do Estado do Amapá -

Questão 2:

Fonte: Acervo do Museu Joaquim Caetano da Silva, Macapá/AP.

A imagem acima retrata o presidente Getúlio Vargas e Janary Nunes, primeiro Governador do Território Federal do Amapá. Sobre o processo de escolha de Janary para governar o Território pode-se afirmar:

A - O sistema de interventoria, iniciado na década de 1930, como forma de administração dos Estados, possibilitou a escolha de Janary, apesar do seu total desconhecimento da região.

B - Vargas, apesar de possuir a prerrogativa de livre escolha dos governantes, admitiu que a população se manifestasse a favor de seus pretendentes para governar o Território.

C - A escolha de Janary como governador demarca a questão de que Vargas nomeou pessoas para o cargo que não manifestavam disposição para assumi-lo e nem conheciam a região.

D - A nomeação de Janary Nunes teve como fator decisivo o fato dele ser militar, de conhecer a região e de não ter exercido função civil anteriormente.

E - Janary Nunes foi nomeado apesar dele não se identificar com a política vigente traçada por Vargas.

(UNAMA/PA) - Universidade da Amazônia -

Questão 3:

“Oh! seu Oscar

Cheguei cansado do trabalho,

Logo a vizinha me falou

Oh! Seu Oscar, ta fazendo meia hora.

Que tua mulher foi-se embora

E um bilhete deixou

O bilhete assim dizia:

Não posso mais

Eu quero é viver na orgia!

Fiz tudo para ver seu bem – estar

Até no cais do porto eu fui parar

Martirizando meu corpo noite e dia

Mas tudo em vão, ela é da orgia.”

O samba da dupla Ataulfo Alves e Wilson Batista, “Oh! Seu Oscar”, foi sucesso no carnaval de 1940 na voz de Ciro Monteiro. Esse samba é uma:

A - afirmação da ideologia trabalhista pregada pelo Estado Novo, que exalta o trabalho e o trabalhador brasileiro.

B - associação do trabalho a sacrifício, cansaço e martírio, se contrapondo à ideologia do trabalhismo presente no Estado Novo.

C - negação à vida boêmia, pois a “mulher de seu Oscar” não aguentou a vida de orgia do marido e o abandonou, o que reforçava a necessidade do trabalho pelo governo Varguista.

D - exaltação à vida de um trabalhador do porto que trabalha muito para dar conforto à mulher e é destacado pelo governo de Vargas como um exemplo a ser seguido pelos demais trabalhadores.

(UFAM) - Universidade Federal do Amazonas -

Questão 4:

“Este é tempo de partido,

tempo de homens partidos.

Em vão percorremos volumes,

viajamos e nos colorimos.

A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua.

Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos.

As leis não bastam. Os lírios não nascem

da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se

na pedra”.

Em “Nosso tempo”, poema publicado em 1945, Carlos Drummond de Andrade revela o estado de ânimo da parcela mais consciente da sociedade brasileira, recém-saída do regime político, que iniciara em 1937, conhecido sob o nome de Estado Novo e comandado pelo presidente Getúlio Vargas. Sobre o regime estadonovista, é correto afirmar que:

A - Foi um regime de inspiração fascista, que restringiu a liberdade de imprensa e suprimiu a autonomia dos Estados da federação.

B - Foi um regime de inspiração fascista, que desenvolveu o sentimento de exaltação patriótica, cujo estímulo vinha da ideologia liberal.

C - Foi um regime de inspiração fascista, cujo principal órgão administrativo (DASP) controlava não apenas todos os serviços públicos, mas também as centrais sindicais.

D - Foi um regime de inspiração fascista, que proporcionou uma política protecionista e nacionalista, atraindo os investimentos dos grandes proprietários rurais.

E - Foi um regime de inspiração fascista, que recebeu o apoio de grupos civis e militares nacionais e estrangeiros para a manutenção das políticas liberais.

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -

Questão 5: Em 1937, o Governo Vargas implantou o Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar:

A - Foi um período de intenso combate ao crime organizado, no qual as quadrilhas de tráfico internacional de armas e drogas estiveram desarticuladas.

B - Foi um período de intenso avanço das liberdades democráticas, no qual o Partido Comunista Brasileiro lançou a candidatura de Luis Carlos Prestes a uma vaga na Câmara dos Deputados.

C - Foi marcado por uma ditadura política violenta na qual os direitos e liberdades democráticos foram severamente limitados e os opositores presos, tendo sido alguns deportados.

D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com