TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vasques , contribuiu para a construção do cidadania no Brasil

Por:   •  30/4/2018  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Vasques , teve pouco acesso a educação ,como de resto, foi  comum entre os homens livres pobres na sociedade senhorial escravista brasileira.

ele personificou em sua trajetória no meio artístico , fazendo um importante embate entre a necessidade de agradar o publico e o desejo de civiliza-los .(fazer com que a população enxergasse  o verdadeiro sentido de ser cidadão ..de exercer seus verdadeiros direitos de forma uma racional ...pensassem e questionasse o governo.)

com isto ele , transformou o palco em um instrumento de propagação de determinadas concepções e visões de mundo.

Foi nesta dimensões didática do realismo que Vasques ,seduziu os liberatos fluminense, descortinando uma nova fase aos palcos.

Que passa a ser visto como um espaço de intervenção politica e social como se chamava na época de “canal de iniciação”. Abria novos caminhos para a Cidadania.

Vasques também escrevia  no folhetinho Gazeta da Tarde  , que usara para fazer

Critica ao governo de Floriano Peixoto.

Uma dessa critica foi para solicitar a anistia dos desterrados cucuí, que estavam exilados na amazonas, entre eles encontrava seu amigo e jornalista Jose do Patrocínio (era militante na causa abolicionista da década de 80)

Vasques escrevi o seguinte:

Chamo –me  Francisco Correa Vasques; tenho 53 anos de idade , sou viúvo e moro à rua Evaristo da Veiga ,nº 31. Não tenho politica, .

Sou monarquista da gema, porém não conspiro contra as instituições nem  o governo. Nunca votei; nem hoje ; nem no tempo do império. O juiz que deveria dar- me o  título de eleitor recusou se a fazê- lo ,dizendo que não me conhecia. Isso contrariou –me um pouco eu queria voltar no meu empresário ( patrão) , a ver se um apanhava aumento de ordenado ( salário)

 desejo frustrado de  votar ..associou a uma  critica  ao mecanismos  eleitoral da época , pela   a falta de seriedade na politica .

Que privava alguns brasileiros de “quatro costados” ( de uma linhagem de escravos),mesmo livres e como ele, dos “foros de cidadão”, que não eram qualificados para exercer o direito do voto.

Referia –se a Lei Saraiva, que exclui os analfabetos do direito a participar da vida politica do país. Conservando o censo pecuniário da constituição de 1824  a Lei Saraiva

Adotou duas medidas excludentes comprovação de renda e a cobrança de saber ler e escrever .

O governo dizia que para haver boas eleições ,era preciso existir bom eleitores “ que eram  eles os homens educados ou seja os alfabetizados.

Este tipo de politica para Vasques ,entendia se como má qualidade um politica de borracha, que era uma falsa .

Para Carvalho, esta falta de seriedade na politica faz com Vasques aproxima se dos bilontras (malandro), para abrir um canal de exercício e a discussão da cidadania.

Definindo um  homem sem politica, Vasques  referiu se ao sua atuação nos palcos, e movimentos abolicionistas. Caminhos para demostrar suas convicções e afirmar os seus direitos  diante da sociedade a ,esta negação, parecia muitas da vezes um pretexto para aborda- la ,diante de uma forma de militância capaz de atingir vários setores da sociedade fluminense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com