TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitoria de Samotrácia

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

“Vitória de Samotrácia”[pic 1]

A Vitória de Samotrácia, também conhecida como Nice de Samotrácia, é uma escultura que representa a deusa grega Nice. Foi criada por volta de 190 a.c (período helenístico) possuindo 3,28 metros de altura, concebida através da união de seis blocos de mármore. Está actualmente em destaque numa escadaria do Museu do Louvre, em Paris.

Depois de séculos, acabou sendo descoberta por Charles Champoiseau, arqueólogo e cônsul francês em Adrianople, em uma colina na Ilha de Samotrácia em 1863, daí a razão de seu nome. É admirada por seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados. Representada sob a forma de mulher alada acredita-se que esta escultura representava uma figura de proa de um navio de guerra, para comemorar uma batalha naval. Apesar dos danos significativos e de estar incompleta, é considerada uma das grandes sobreviventes do período helenístico. Obra de leveza da escultura grega, apesar de sua estrutura maciça, apresenta-se deslizando suavemente, cortando o vento. Mostra mestria na forma e no movimento, que impressionou críticos e artistas desde sua descoberta. É particularmente admirada por seu naturalismo e pela fina realização dos drapeados. A atitude e os drapeados esvoaçantes, colados ao corpo, transmitem dinamismo. Repare-se no tratamento plástico e expressivo dado às pregas fluidas do tecido transparente, o que contribui para uma sublimação que vai para além da estética.

Conta a história que um ainda novato escultor grego, sem muita fama e com um currículo artístico minguado, teria sido o criador desta mulher alada, tida como "a beleza em velocidade", uma obra-prima da época helenística. Para exaltar a originalidade de seu estilo e a imponência de sua forma, foi decidido que a criação de Pythocrito de Rhodes deveria ficar em um local que chamasse a atenção, preferencialmente bem no alto, no topo de algo, olhando para o mar aberto. E assim foi feito... A mulher alada foi colocada na proa de um navio, indicando a vitória de Rhodes sobre Antiochus III (222-187 a.c). Esta era uma maneira comum dos gregos expressarem sua homenagem aos heróis de guerra.  

O seu autor é desconhecido, mas o seu possível patrocinador foi o general e rei macedónio Demétrio I, conhecido como Poliorcetes que pediu para ser esculpida uma estátua após a sua vitória em Chipre entre 295 e 289 a.c; Evidências encontradas em novas escavações mostram que o pedestal foi erigido provavelmente perto do ano 200 a.C. e para comemorar uma vitória naval de Rhodes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com