TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Walter Gropius

Exames: Walter Gropius. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

Vida e Obra

Walter Gropius mais conhecido como o pai da Bauhaus, importante escola que marca até hoje a produção do design e da arquitetura, foi um Arquiteto Alemão, que nasceu em Berlim em 18 de maio de 1883, Gropius já vinha de uma família e arquitetos assim como o seu pai e o seu tio- avô, antes mesmo de nascer, seu tio-avô, Martin Gropius, já tinham construído um dos mais célebres prédios da capital alemã que foi inaugurada em 1881.

O atual Martin Gropius Bau em Berlim foi construído em 1881 com base em planos de Martin Gropius e Heino Schmieden como um museu de arte aplicada. Ele foi construído no estilo do italiano renascentista e tem um átrio central. Mosaicos com alegorias de várias idades e os brasões dos estados alemães para decorar os espaços entre as janelas. Hoje, o Martin Gropius Bau é um importante espaço para exposições especiais de todos os tipos.

Estudou arquitetura no Politécnico em Munique e em Berlim-Charlottenburg. Através de Karl-Ernst Osthaus, Gropius conseguiu um lugar como assistente no atelier de Peter Behrens, renomado arquiteto e designer de Berlim.

Em 1910 fundou seu primeiro estúdio na cidade de Potsdam.

Influenciado pelo seu Mestre Peter Behners, o primeiro grande projeto de Gropius foi para a Fábrica Fagus, em 1911 ao qual já continha traços característicos de seu trabalho como estrutura independente, fechamentos em vidro, volumetria pura.

Fábrica Fagus primeiro Grande Projeto de

Gropius.

Em 1908 Gropius foi convidado para dirigir a escola para as artes aplicadas, Henry van de Velde, fundada em Weimar, porém fechou em 1915. Foi membro do Deutscher Werkbund (em português "Federação Alemã do Trabalho") , em 1910, onde se juntou com Henry van de Velde e uniram forças para combater a padronização do projeto e promover a criatividade individual, conceitos que foram postos em prática no Manifesto da Bauhaus.

Em 1915 casou com Alma Mahler Werfel, viúva do grande compositor e maestro Gustav Mahler , no ano seguinte Alma veio a dar a filha do deles Alma Manon,ela veio a falecer em 1935 devido a poliomielite ela tinha 18 anos de idade.

O casamento de Alma com Gropius acabou em 1920. Voltou a se casar em 1923 com Ise Frank, eles viveram juntos até a morte de Gropius em 1969.

Após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, Walter Gropius foi nomeado diretor da antiga escola de Henry Van de Velde (dispensado em 1915, dada a sua nacionalidade belga). Foi aí que projetou o conceito da fusão da Escola de Artes e Ofícios com a Academia de Arte para uma facilidade de ensino que funcionava como uma consultoria para as indústrias, comércio e artesanato. Foi o início da Bauhaus.

Com o apoio de alguns colegas arquitetos e de um grupo de artistas de vanguarda, em 1919 a Bauhaus abriu as portas na cidade de Weimar. Era uma escola estatal, com os conceitos de “Deustscher Werkbund” que tinha como diretor Walter Gropius.

Tinha uma proposta e um método de ensino revolucionário. Por meio da experimentação artesanal e artística Gropius via os instrumentos de pesquisa, ensino e aprendizagem ideais para criar o design dirigido para a produção em série, e as tecnologias industriais para a produção em massa criaram uma “democratização” do design.

Quando a Bauhaus começou a encontrar uma resistência política por parte das autoridades, Gropius foi obrigado a procurar uma nova sede. Em 1925 a Escola mudou-se para Dessau e assim começou a funcionar no Edifício Bauhaus e Casa dos Mestres, projetado por Walter Gropius e construída no período de1925 a1926. Lá Walter Gropius se focou em projetos de urbanização e o funcionalismo foi estabelecido como ideologia- mestre.

A principio o lema era “Catedral do Futuro”, porém em Dessau a Escola passou a defender a integração da arte com a técnica. Perseguido pelos conservadores, o diretor da Bauhaus encontrou refúgio e financiamento nos industriais, a partir daí a forma passou a seguir a função.

Devido à pressão do governo e lutas constantes pela sobrevivência da Bauhaus, Gropius deixou a Instituição em 1928. A Escola estava no auge e possuía renome internacional.

Bauhaus escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha.A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo e principal trabalho de Gropius passou a dedicar mais tempo à arquitetura, em 1937 foi convidado para lecionar em Harvard, nos Estado Unidos e em 1938 tornou-se diretor do “Departamento de Arquitetura da Universidade”.

Projetou arranha-céus nos Estados Unidos, criando uma tipologia arquitetônica que será exaustivamente copiada. Juntamente com Marcel Brauer ,ex-aluno da Bauhaus projetou um bairro operário em New Kessington, próximo a Pittsburgh nos Estados Unidos. Em 1945 fundou o “Colaborativismo dos Arquitetos” e criou inovadores desenhos que utilizam materiais e métodos de construção da tecnologia moderna.

Gropius defendia a construção industrializada, a padronização e o trabalho em equipe, o que acarretou na normalização da pré-fabricação dos materiais. Porém afirmava que a padronização e a pré-fabricação não eram provocadoras de casas com produtos estereotipados.

Ele utilizava a tecnologia como base e desta forma transformou a construção de edifícios numa ciência exata de cálculos matemáticos. O arquiteto introduziu um novo sistema de construção de paredes pela utilização de estruturas de aço, permitindo assim, apoiar os andares e criar uma construção de grandes superfícies envidraçadas sem interrupção. Ele ressaltava a necessidade de uma constante revisão e renovação das formas padronizadas, para que não se tornassem ultrapassadas. Faleceu em Boston, Massachusetts, em 1969.

Está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com