TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Do Fotográfo Walter Firmo

Trabalho Universitário: Biografia Do Fotográfo Walter Firmo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.352 Visualizações

Página 1 de 2

Walter Firmo Guimarães da Silva

Bibliografia: Nascido na cidade do Rio de janeiro, no ano de 1937, é um fotógrafo conhecido por registrar o folclore, a cultura e personagens típicos do país. É também jornalista e professor.

Interessou-se por fotografia desde a infância e, aos 20 anos inicia sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora no Rio de Janeiro. Em seguida trabalhou no Jornal do Brasil e fez parte da primeira equipe da revista Realidade, lançada em 1965, onde poderia produzir ensaios mais elaborados. Conquistou o prêmio Esso de Reportagem, em 1963, com a matéria Cem dias na Amazônia de ninguém, uma série de cinco reportagens publicadas no Jornal do Brasil.

Em 1967, tornou-se correspondente da revista Manchete, da Editora Bloch e permaneceu por seis meses em Nova York fazendo reportagens. De volta ao país, Firmo tornou-se conhecido mundialmente, depois de ser citado em um verbete “fotografia” da Enciclopédia Britânica, em 1971. Neste mesmo ano, deu início a uma série de trabalhos na área da publicidade. Em 1986, foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia, da FUNARTE. Em 1994, lecionou no curso de Jornalismo na Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, o que rendeu uma extensa experiência como professor e palestrante. Na década de 90, tornou-se editor da revista Caros Amigos. Ganhou uma bolsa de Arte do banco Icatu, em Paris e ficou na capital Francesa durante seis meses.

Firmo é um dos fotógrafos mais premiados da história da fotografia brasileira e desde 1992, ministra cursos no Brasil e no exterior. E em 2010 fundou a sala José Medeiros, homenagem a um do seus grandes mestres e inspiradores, onde ainda ministra aulas e palestras na cidade do Rio de Janeiro.

http://www.brasil.gov.br

http://www.itaucultural.org.br

Exposições: Ao longo de sua carreira, a obra de Walter foi exibida em várias exposições. Entre elas:

* Ensaio no Tempo, com um conjunto de fotografias comemorativas aos seus 25 anos de carreira, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro;

*Achados e perdidos, na Galeria Candido Mendes, também no Rio;

*Tempos de um Mesmo Olhar, na Galeria Plural, no recife;

*Um fotografo negro, no Museu Marechal Cândido, em São Paulo;

* O Negro Brasileiro, na universidade de Miami;

Livros: Entre livros publicados se se destacam: *Walter Firmo- Antologia Fotográfica, em 1989;

*Paris parada sobre imagens, livro resultante de sua viajem a Paris;

*Rio de Janeiro Cores e Sentimento, em 2002;

*Firmo, em 2005.

Pensamentos: “A função de uma fotografia é sobre tudo educar, levando ao espectador algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre o do conhecimento.”

“A fotografia tem que ter a marca digital do seu olhar. O fotógrafo deve ter a preocupação de fazer a sua forma de pensar visualmente virar uma marca, deve-se criar uma linguagem própria.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com