TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

África, berço da humanidade

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  5.755 Visualizações

Página 1 de 7

África, berço da humanidade

RESUMO

O presente trabalho tem como principal objetivo, dissertar sobre a África, considerada como o berço da civilização, por apresentar grande número de fósseis dos primeiros hominídeos e espécies do gênero homo. Ao decorrer do trabalho, haverá dissertações que melhor caracterizam cada espécie, desde os primeiros primatas até a atual espécie humana. A uma breve analise do termo Pré-história, que se diverge em um duplo sentido.

Atuais pesquisas revelaram resultados mais precisos, que ajudaram  historiadores a criarem formas textuais de levar informações da evolução humana, para as demais pessoas, que se interessam em assuntos históricos e ao mesmo  tempo científicos.

Palavras-chaves: África, berço da humanidade, primatas, hominídeo e espécie humana.

  1. INTRODUÇÃO

Para entender melhor o porquê da África, ter adquirido a expressão berço da humanidade, é preciso fazer uma pesquisa dos primórdios da humanidade até os atuais resultados. A sociedade africana, em sua maioria não tem os conhecimentos básicos da antiguidade de seu país, que tem sido usado como alvo de pesquisas, para descobrirem mais sobre a origem humana. Fazendo assim uma analise, dos nossos ancestrais, que se enquadra nos hominídeos devemos, portanto pesquisar dentre os fosseis de símios, que mais se aproximam das características do gênero homo, o qual pertencemos, para assim serem feitas pesquisas mais amplas sobre o passado e a evolução do homem, em especial no continente africano.

Logo após os primeiros primatas, vieram os hominídeos que deram origem ao gênero homo, entre essa troca, há subdivisões que mostram detalhadamente a evolução humana no seu ambiente.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para caracterizar e entender, todo o processo da evolução humana, até as pesquisas dos fosseis, o presente trabalho foi dividido em quatro etapas:

2.1 Pré-História

È um termo que vem sendo discutido, por apresentar mais de um conceito, analisando assim o termo a palavra se definiria com uma história antes mesmo do surgimento da História, que tiveram suas bases lançadas por Heródoto e Tucídides.

Mais não é especificamente este o significado real da expressão seria, portanto um período anterior a invenção da escrita. Foi um período que deixou riquíssimos documentos escritos, ou mesmo vestígios, como armas e utensílios, constando assim relatos para evidenciar as hipóteses do surgimento do homem.

O período da Pré-história pode ser dividido em três períodos: A era da pedra lascada (ou Paleolítico), que vai do aparecimento dos primeiros humanos até o desenvolvimento da agricultura, foi um período longo que trouxe um grande desenvolvimento para o homem, que teve de se adaptar as circunstâncias da natureza. Viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos, eram nômades e usavam de ferramentas que facilitava seu trabalho. A era da pedra polida (ou Neolítico) que tem seu inicio por volta de 8000 a.C, neste período começam a fabricas armas e utensílios de pedras polidas, como enxadas, foices e machados. Passaram a se tornar sedentários, o cultivo da terra tornou-se mais diversificado. E por fim a Idade dos Metais, muitas regiões passaram a utilizar o metal para a fabricação de ferramentas, trouxe muitas vantagens para o homem.

Utensílios e ferramentas ajudam historiadores e pesquisadores a levantar ou comprovar hipóteses do surgimento e desenvolvimento do homem no mundo.

2.2 Os Primatas

O homem faz parte do grupo de mamíferos chamados primatas, que surgiu na África há cerca de 70 milhões de anos. Segundo dados provindos da análise de fósseis, os primitivos primatas tinham o tamanho de ratos, alimentavam-se de insetos e animais pouco maiores.

Podemos assim considerar como primatas, chimpanzés, macacos, gorilas dentre outros, que deram origem a espécie humana, com aspectos que em alguns pontos se divergem. Entre as espécies de primatas somente a espécie humana que tem a capacidade de raciocínio.

Dentre as características primitivas, destacam-se, portanto, as mãos adequadas para subidas em árvores, para saltarem; tem um cérebro maior em comparação ao corpo e também possui uma visão binocular (os olhos são usados em conjunto).

2.3 Os hominídeos

O mais antigo desse grupo, que foi derivado dos primeiros primatas, são os Sahelanthropus tchadensis, que viveu entre 6 e 7 milhões de anos, na África Central.  Mais por não haverem consenso entre os pesquisadores foi praticamente descartada.

Com isso, a espécie mais antiga, que se pode afirmar são os Ardiphitecus kadabba viveu a aproximadamente a 5,2 e 5,8 de anos atrás, na região da Etiópia. Possui uma postura ereta, e se parecia com um chimpanzé moderno, os ossos, por exemplo, eram semelhantes aos dos símios.  

Logo depois veio os Australopithecus ou “macacos do Sul”, possuíam uma postura ereta sobre os dois pés, e tinham habilidade nas mãos, eram rudes caçadores. O fóssil mais antigo encontrado dessa espécie tem cerca de 3,5 milhões de anos. Acredita-se que tenham vivido na região de savanas, primitivamente secas da África Meridional e Ocidental.

Nesse grupo, pode-se haver uma subdivisão, a seguir apresenta-se alguns destes: Australopithecus anamensis surgiu e vivei entre 4,2 e 3,9 milhões de anos, possuía algumas características dos primatas e também aspectos evoluídos. Australopithecus robustus encontrado na África do Sul entre 2 e 2,5 milhões de anos, era mais forte e possuía um corpo maciço e houve um desenvolvimento no grau de controle do cerebelo do que a espécie anterior.Foram citados acima algumas das muitas subdivisões dos Australopithecus, que de um modo geral, todos possuíam em comum braços longos e cérebros pequenos(a evolução dos cérebros que ocorreu foi mínima).

  1. O gênero Homo

Gênero no qual fazemos parte originou-se há cerca de 2 milhões de anos, possuía maior volume cerebral e habilidade. Não é possível através de dados, comprovar que os Australopithecus seriam os ancestrais do Homo. Segundo especialistas, o gênero mais antigo seria o Homo habilis.

O mais antigo dessa nova categoria, viveu no leste africano há aproximadamente 2.2 a 1.6 milhões de anos atrás, possuía uma grande habilidade em fabricar ferramentas simples por enquanto de pedra, alimentavam-se de vegetais e carnes, e foram encontrados poucos vestígios no território africano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (363.1 Kb)   docx (179.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com