TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Fílmica: Que horas ela volta?

Por:   •  6/2/2022  •  Exam  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

Analise fílmica: Que horas ela volta?

  1. Qual foi a cena mais marcante da obra?          A cena mais marcante é quando Bárbara(patroa) manda o homem tirar todo água da piscina só porque a filha de Val entrou nela e se refere a chamado de “rato”.
  2. Com quais personagens você mais se identificou? Por quê? Eu me identifico como Joaquim, pois ele é um menino humilde, de bom caráter.
  3. Durante grande parte do filme, nós, telespectadores, não temos acesso à casa de Bárbara, somente com a chegada de Jéssica à trama, conseguimos conhecer todos os cômodos da casa.
  1. Que recurso visual a diretora utiliza para nos fazer perceber essa mudança?
  2. Por que, do início do filme até a chegada de Jéssica, só conhecemos a cozinha?       Porque para os ricos , lugar de empregada é na cozinha.
  3. Que sentidos estão implícitos nessas cenas em que nós, juntas e juntos com a personagem Val, somos forçadas e forçados a ficar retidas e retidos na cozinha da casa de Bárbara? Tristeza, porque já que Val era considerada da família não tinha necessidade dela permanecer na cozinha.
  1. Jéssica estranha o fato de sua mãe morar na casa dos patrões. Na atualidade, é incomum as empregadas domésticas, jardineiros e motoristas morarem na casa onde trabalham? De onde vem essa cultura? Pesquise sobre isso. Hoje em dia não é comum isto, essa cultura vem da época da escravidão onde as pessoas que trabalhavam nas casas do senhores de engenho não tinha o direito de sair.
  2. Quando Jéssica chega à casa de Bárbara e é apresentada à família, Fabinho faz um comentário a respeito da variante linguística por ela utilizada.
  1. Que comentário ele faz?
  2. Que tipo de variação se presentifica no comportamento linguístico de Val e Jéssica? Sutaqui nordestino.
  3. Que denúncia a diretora faz ao ressaltar o modo pejorativo como é visto o sotaque nordestino? Ela mostra que as pessoas nordestinas sofre por seu jeito de falar .
  1. Jéssica vai a São Paulo para prestar vestibular e, ao dizer isso aos patrões de Val, eles se mostram surpresos. Por que isso acontece? Porque Jessica é filha de empregada, e consequentemente não tem um bom estudo e não terá chances de passar no vestibular.
  2. A filha de Val dormiria com ela no quarto de empregada, mas, com o consentimento do personagem Carlos, ela se instala no quarto de hóspedes da casa. Você considera essa atitude de Jéssica correta? Justifique. Sim porque ela é hóspede.
  3. O que há de semelhante na história de vida de Fabinho e Jéssica? Os dois foi criados por outras mães.
  4. Jéssica rejeita as regras que sua mãe lista para ela, perguntando quem a ensinou que deveria ser daquele jeito; Val responde que “essas coisas, a gente já nasce sabendo”.
  1. A que coisas Val se refere? A não entrar na piscina, a não ir almoçar com os patrões, a não comer comida da geladeira principal, não ir dormir no quarto de hóspedes.
  2. A fala de Val nos permite inferir que existem regras e códigos sociais que são transmitidos histórica e culturalmente, sem que ninguém precise ensinar às gerações posteriores. A que você associa as regras comportamentais estabelecidas nas relações entre Val e Jéssica com os patrões de Val?
  1.  O que há de comum entre as três personagens femininas do filme? As três deixaram seu filho para ir atrás ou correr atrás do seu sonho .
  2. Val e Bárbara pertencem a classes sociais distintas, mas carregam o fardo que é ser mulher e mãe na nossa sociedade. Como isso é construído no filme?  É constituído como se elas mulheres e mães deixar de ficar pertos do seus filhos pra correrem atrás do futuro do seu próprio filho.
  3.  Que relações existem entre o título do filme e a trama? Em quais cenas essa relação fica explícita? Frase falada pelos filhos deixados pelas mães que foi pra seu trabalho (que horas ela volta?)
  4.  No período colonial, no Brasil (época da escravidão), existiam escravas escolhidas para trabalharem dentro da casa dos seus senhores; além dos serviços domésticos, elas serviam de escravas sexuais dos senhores e amas de leite (amamentavam os filhos dos patrões). Essas escravas eram consideradas “escravas de estimação”, moravam na casa dos seus donos, mas viviam como serviçais em tempo integral.
  1. É possível associar a mucama do período colonial com a empregada doméstica Val. A partir de quais elementos do filme podemos fazer essa associação? Val fazia tudo, Val dormir na casa dos patrões, ela dormir em um lugar precário
  2. Como Jéssica se insere nesse contexto?
  1.  A cena de Val na piscina é carregada de sentidos simbólicos e fomenta reflexões sobre as desigualdades sociais sofridas pela população negra, legitimadas historicamente. Quais sentidos você constrói com essa cena? Liberdade, pois apartir daquele momento ela percebe que não é melhor e nem pior que ninguém e sim somos quem quisermos.
  2.  Jéssica e Val rompem ciclos viciosos no decorrer da trama.
  1. Qual o ciclo rompido por Jéssica e como ela consegue fazer isso?
  2. Quais os ciclos rompidos por Val e como ela consegue fazer isso?
  1.  Val dá de presente de aniversário à Bárbara um jogo de xícaras. Mas a patroa o despreza.
  1. Que simbologias esse jogo de xícaras tem? Justifique.  Que independentemente da sua cor de pele a pessoa pode está onde quiser .
  2. Val toma o presente de volta, afirmando: “aqui é diferente: é branco com preto e preto com branco”. Que relações podemos estabelecer entre toda a trama, a simbologia do kit de xícaras e a frase dita por Val? Que o preto pode sim conviver com o branco é o branco pode conviver com o preto. Porque até ali pra Regina( Val) o lugar de branco é com branco.
  1.  O final do filme deixa uma reflexão ao analisarmos o desfecho de Fabinho, que não passa no vestibular, mas vai estudar, durante um período, na Austrália. Que reflexões você faz a respeito disso?  

Que a mãe tem vergonha do filho por não ter passado no vestibular e para evitar constrangimentos ela manda o filho pra estudar na Austrália para continuar impressionado as pessoas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com