TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Metamorfose

Por:   •  21/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

O Psicológico do Personagem

(A METAMORFOSE – FRANZ KAFKA)

Introdução.

Neste artigo, será analisado o fator psicológico do personagem Gregor Samsa que ao acordar de manhã se depara com a transformação de ser humano para inseto.

“Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto” (A Metamorfose de Franz Kafka).

Como a partir deste momento o personagem iria lidar com tal transformação, já que desconhecia os reais motivos por esta mudança. Seria está metamorfose um tipo de libertação para Gregor? Já que sua vida o angustiava.

Desenvolvimento

A Metamorfose de Gregor Samsa.

O personagem sempre buscou suprir as necessidades diárias da família, a qual dependia financeiramente dele. A sua fidelidade, perfeição em seus atos e ter em suas crenças que a família em seu ponto chave era sua responsabilidade, fez com que Gregor esquecesse dos seus próprios anseios e vontades.

“ Torna infeliz o homem que se apegar à crença nos valores ideológicos, impostos e mas não vividos pela sociedade – a gratidão, a fidelidade no amor e na amizade, o anseio a perfeição” (Salvatore D” Onofrio – Teoria do Texto).

Este trecho traz um ponto para se acreditar que a metamorfose vivida por Gregor, tenha sido a vontade de transformar a vida infeliz que vivia e o emprego que não o satisfazia. Já que se abdicava de certa forma de suas vontades para que a família vivesse de uma maneira satisfatória.

A Metamorfose da Família afeta o psicológico.

Após essa mudança exterior acontecer, percebe que Gregor continua sendo o mesmo. Possuindo os mesmos sentimentos, mas para a família Gregor não existe mais, o ser que vive entre eles é um inseto monstruoso e que se torna incômodo.

“ Esse bicho nos persegue expulsa os inquilinos, quer ocupar a casa inteira e fazer-nos dormir na rua” (A Metamorfose – Franz Kafka)

Nesta parte da narrativa dita pela irmã, percebe-se a repulsa da família sobre o filho que antes era querido e agora se tornou um bicho.

 Essa indiferença da família por Gregor, faz o mesmo se sentir culpado pela repulsa de sua família. Então o personagem deixa se levar por um sentimento de isolamento, mesmo que por vezes, tenha tentado se comunicar e mostrar a sua mãe, pai e irmã que ele era o mesmo Gregor, ele chega a reflexão de que ele era somente útil a família quando estava apto ao trabalho e ao sustento.

“ Ou seja: ele se comporta como um homem que ainda existe, mas que já não pode ser visto como sendo ele mesmo – e nessa medida ele é empurrado para o isolamento e para solidão (para acabar na exclusão). (O Parasita da Familia – Modesto Carone).

Samsa compreende que se excluir da sociedade é a melhor forma, seria o começo de uma depressão, já que nem a própria família o aceita, o personagem acaba aceitando a rejeição e morrendo sozinho e renegado.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com