TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia Chaucer

Por:   •  4/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Em 1380, Chaucer foi acusado do rapto – termo que pode significar também abuso ou sequestro – de uma mulher chamada Cecilia Chaumpaigne. Apesar de Chaumpaigne ter eximido Chaucer do crime, tempos depois, os detalhes do incidente são desconhecidos. A situação parece ter sido resolvida rapidamente, uma vez que o incidente não é mencionado outras vezes nos registros associados a Chaucer. Abuso era considerado um crime grave na Inglaterra medieval, mas a carreira de Chaucer não aparenta ter sido abalada por consequência dessa acusação. Esse é um dos mistérios de sua biografia.

Em algum momento entre 1382 e 1388, Chaucer compôs sua primeira grande obra no chamado Inglês Médio.O épico poema Troilo e Créssida foi uma interpretação em Inglês Médio da clássica tragédia grega sobre dois amantes condenados. (A história é a favorita de grandes poetas ingleses; Shakespeare a abordou em sua peça Troilo e Créssida). Diferente da maioria das obras de Chaucer – incluindo os Contos da Cantuária – Chaucer chegou a concluir Troilo e Créssida. Embora não seja tão conhecida quanto Os Contos da Cantuária, muitos aficionados por Chaucer acreditam que essa seja a sua melhor obra. Ele deu continuidade ao trabalho com outra visão de sonho, A Lenda das Boas Mulheres.

Por volta do final da década de 1380, Chaucer começou sua obra poética final. Ele levou dez anos nesse projeto, concluindo apenas um quarto do que ele havia planejado escrever inicialmente. O resultado foi, certamente, seu poema mais famoso. Falamos, obviamente, sobre Os Contos da Cantuária. Por toda sua reputação venerável, Os Contos da Cantuária é, basicamente, um concurso de 600 anos sobre a melhor história. Os Contos focam em um grupo de 31 peregrinos a caminho da catedral da Cantuária para visitar o santuário de Thomas Becket, o arcebispo mártir assassinado pelos apoiadores do rei Henrique II. Para passar o tempo, eles elaboraram um concurso para avaliar quem contaria a melhor história. O vencedor ganharia um jantar.

Os Contos da Cantuária é tanto uma obra de poesia como de antropologia. A história de Chaucer é como uma visão transversal sobre a vida inglesa medieval. Cada peregrino é identificado por sua profissão – cavaleiro, freira, moleiro, estudante – e os estereótipos e características que os ingleses do século 14 utilizavam para diferenciar classes sociais. Sem dúvidas, essa foi a obra mais substancial escrita em Inglês Médio. Essa obra foi também tão popular quanto um livro poderia ser antes da invenção da prensa de impressão. Estando 50 anos distante da invenção da prensa de Gutenberg, as cópias de um poema precisavam ser feitas a mão(!). Dúzias de cópias de Os Contos da Cantuária ainda sobrevivem desde a era de Chaucer, uma evidência de que o livro foi excepcionalmente popular.

Alguns de seus melhores poemas:

Rondel sobre a Beleza impiedosa

Seus dois grandes olhos me matarão subitamente;

Tal beleza me abala, eu que era sereno;

Através do meu coração o ferimento é rápido e profundo.

Somente o seu falar curará a ferida

Do meu coração partido, quando a ferida estiver limpa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com