TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPARAÇÃO LITERÁRIA LARA E ESPANCA

Por:   •  2/12/2017  •  Tese  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 8

Análise Literária.[a]

Francicleide Maria da Silva(UPE)

Lúcia Aparecida Nunes (UPE)[b]

Resumo[c]:

Muitas são as similaridades entre as literaturas portuguesa e angolana, certamente pelo diálogo estabelecido pela intertextualidade e aculturação entre tais sistemas literários. Nesse sentido, o presente trabalho postula analisar, por um lado, as relações de proximidade entre a obra de Florbela Espanca, e Alda Lara, e, por outro, as especificidades literárias de cada texto relativamente ao “Eu” poético e sua relação com o modo de estar na literatura feminina . Para o estudo desta análise literária, executou-se um método analítico-comparativo, com vistas à carga histórica em que as respectivas obras foram produzidas.

Palavras-chave: Florbela Espanca; Alda Lara; Intertextualidade; Especificidade.[d]

  1. INTRODUÇÃO[e]

Escreva sobre o que vai fazer.... análise comparada ente duas obras distintas.... aqui você deve introduzir falando o que vai fazer, qual a maneira que vai analisar, o que vai analisar, baseado em quê.[f]

A análise comparação será feita entre duas obras distintas que foram em determinados momentos da história, a representação feminina na literatura. Pretende-se elencar entre elas similaridades e diferenças baseado na teoria de Wellek que assegura que as fronteiras não homogeneízam a cultura de um povo. E por isso propõe a análise de literaturas de mesma nacionalidade bem como a desconstrução de métodos convencionais que estabelecem relações de poder.

Em seguida... fale sobre a obra de “Florbela Espanca”. Nesse parágrafo, você deverá dizer sobre o que escreveu, qual escola faz parte, qual o estilo literário (poema? Conto?), qual o contexto histórico e social em que a obra foi escrita.[g]

  1. A obra de Florbela Espanca

Florbela Alma da Conceição Espanca Iniciou Sua carreira em 1919, quando da publicação de seu primeiro livro, intitulado “Livro de mágoas” o qual assegurou-lhes o título de dona de uma poesia inflamável, pois Florbela Espanca transcende a realidade histórica e vai além do seu tempo dando voz feminina às mulheres em detrimento das regras de conduta e de caráter impostos por uma sociedade patriarcal.

Em 1923, publicou o Livro “Sóror saudade”. A dor do existir é marcada em sua poesia pelos temas como sofrimento, desencanto, solidão, ternura, desejo, paixão e erotismo numa busca insana de felicidade e plenitude que só o infinito dá conta de proporcionar.

Poetisa de atuação marcadamente política, ocorrência intrigante, pois não se vinculou a nenhum movimento literário e nem problematizou temas sociais.

Não se vinculou a qualquer movimento literário, ao contrário, foi alheia ao modernismo da época assumindo-se inspirada pela poética de Antônio Nobre pelo caráter confessional e sentimental de sua poesia.

Possui um número considerável de poesias musicadas. A saber, “Fanatismo” que virou música na voz de Raimundo Fagner, artista do nordeste brasileiro, o que nos dá um termômetro bastante preciso do aspecto inflamável dessa obra;

Aqui, você deve interdisciplinar e intertextualizar com geografia abordando noções de geopolítica.

[pic 1]

Em seguida... fale sobre a obra de “Alda Lara”. Nesse parágrafo, você deverá dizer sobre o que escreveu, qual o estilo ? Qual o contexto histórico e social que a obra foi escrita, fale um pouco sobre a obra de maneira bem detalhada.[h]

  1. A obra de Alda Lara

Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque, conhecida como Alda Lara foi uma poetisa portuguesa de origem angolana, dona de uma grande produção poética, publicada só após a sua morte. Influenciou na renovação da poesia angolana, com seu desejo e luta pela libertação que começou a ser publicada em 1966.

Sua poesia caracteriza-se pela clara expressão de amor ao próximo e empatia à dor e sofrimento do outro. Essas características proporcionam uma beleza extra à sua obra quando contrastadas com a natureza de Angola, pois seu estilo metonimizado promove de maneira exuberante esse recurso como estratégia de produção literária bem como clarifica o amor pela sua terra.

4.Análise Comparativa

Em seguida, você vai fazer a análise comparativa entre as duas obras.... Aqui em diante é interessante que você retire trechos de uma obra e da outra e analise isolados, depois comparando.

Lembrem-se que analisar é diferente de explicar. Você precisa amadurecer em análises de textos. Para isso, façam o mais detalhado possível, use trechos, analise as palavras, as intenções, o valor literário, a carga histórica que cada palavra apresenta. Isso sim é uma análise..

Extraia trechos de uma obra e de outra e analise. Quanto mais, melhor. Cuidado com as análises que dão ideia de totalidade. Nada é completo. Nenhuma obra é o do início ao fim igual. Cada palavra colocada na obra tem um peso. [i]

Será apresentada agora, a análise literária das obras de Florbela Espanca, escritora portuguesa e Alda Lara, angolana, com vistas aos respectivos modos de estar no feminino.

Pode-se perceber o diálogo entre Alda Lara e Florbela Espanca quando a primeira reinterpreta o poema, “Ser Poeta”, cuja toma posse da estrutura lexical, ocorrência que aponta a herança lusófona, porém, diverge da poetisa quando não se auto intitula um poeta numa proposta de humildade literária incompreensível, pois analisando os efeitos de sua obra é impossível negar-lhe a valiosa contribuição de uma produção literária pós colonialista Segue-se a análise literária de alguns versos de “Angústia” disponível em <http://www.citador.pt/poemas/angustia-florbela-de-alma-conceicao-espanca>

Angústia

Tortura do pensar! triste lamento!

Quem nos dera calar a tua voz!

quem nos dera, cá dentro, muito a sós,

estrangular a hidra, num momento!

Os versos apresentam grande incômodo no modo de estar, com linguagem metonimizada, o “eu” poético e a representação do sujeito pela característica individual da autora evidenciam uma dor de existir e como se isso pudesse mudar apenas no “estrangular” de uma válvula que de certo prende o que o “eu” preferiria exteriorizar .

Nos versos do poema “Eu” disponível em: << http://www.citador.pt/poemas/eu-florbela-de-alma-conceicao-espanca>> Acesso em: 29/06/17.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (367 Kb)   docx (523 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com