TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO TEXTO LITERÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

TRABALHO EM GRUPO - TG

ALANN SANTANA BATISTA               RA 1617525

POLO

Três Corações

2016

A CONTRIBUIÇÃO TEXTO LITERÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

O sociólogo e crítico literário Antonio Candido, defende em sua obra Direitos humanos e Literatura, que a ficção age no costume e desenvolvimento de indivíduos, sendo assim, a literatura deve ser um direito básico do homem, assim como alimentação, vestuário, moradia, educação, saúde, entre outros. Tais direitos garantem a sobrevivência física e espiritual dos indivíduos, partindo disso, Antonio Candido questiona que a arte e literatura deveriam estar entre eles, pois tem função humanizadora.

Para Antonio Candido, literatura é tudo aquilo que tem aproximação poética, ficcional ou dramática, que vão de lendas fantásticas transmitidas pela oralidade até as formas mais intrincadas de escrita.  E alega que nenhum ser humano é capaz de passar um dia sem momentos de entrega ao mundo ficcional.  

O crítico afirma que a literatura não deve ser considerada uma experiência inofensiva, mas como uma jornada que pode acarretar problemas psíquicos e morais, tendo efeitos de formação de personalidade.

A leitura de um texto literário evidencia no ser humano características avaliadas primordiais, como aquisição de conhecimento, prática da reflexão, apuração dos sentimentos, senso de beleza, percepção de mundo e dos seres, desenvolvimento do humor e capacidade de aprofundar nas dificuldades da vida.

Segundo Candido, os textos literários agem sobre o homem por meio da combinação de três peculiaridades: formas de expressão, construções e formas de conhecimento. Ao ter contato com o poder da palavra organizada, o texto literário, o homem melhor organiza suas ideias e emoções assim como sua percepção de mundo.

Concluindo, aqueles que leem são influenciados e influenciam o meio em que vivem a partir do entendimento que tem da leitura; a literatura permite o encontro com variadas formas de arte ou informação; colabora para impedir equívocos em relação ao estudo contraproducente da literatura; possivelmente, a leitura resultará na totalização dos conhecimentos juntamente à educação fundamental, o desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS:

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos, Rio de Janeiro: Duas cidades, 2004.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com