TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME: ELVIS E MADONA A PARTIR DO TEXTO A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  8/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROF ª PAULA POUBEL

ANÁLISE DO FILME: ELVIS E MADONA A PARTIR DO TEXTO A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

                                                                               ROZINEI DOMINGOS MESQUITA

CUIABÁ – MT

DEZEMBRO DE 2018

A proposta desta análise do filme Elvis e Madona (Marcelo Laffitte em 2010) a partir do texto a “Família e a escola como contexto de desenvolvimento humano”, da disciplina “Tópicos Especiais da Psicologia da Educação” de Dessen e Polonia (2007), ministrada pela professora Paula Poubel, integram contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Os autores do texto destacam as contribuições destes contextos para a promoção do desenvolvimento humano, enfatizando suas implicações nos processos evolutivos.

Questões sobre vínculos familiares e a importância da rede social de apoio para o desenvolvimento da família são discutidas. Focalizam-se as funções da escola, considerando sua influência nas pessoas em desenvolvimento. Apontam-se algumas considerações sobre a necessidade de compreender as inter-relações entre escola e família, visando facilitar a aprendizagem e desenvolvimento humano.

É retratado no filme o encontro de Elvis e Madona, sendo Elvis (Simone Spoladore), uma motociclista que sonha em ser fotógrafa e que deseja mudar a realidade social com seu trabalho, enquanto isso não acontece, faz entregas como “motogirl” de uma pizzaria. Na primeira entrega de pizza conhece Madona (Igor Cotrim), uma cabelereira que sonha em produzir um show de teatro, desde encontro inusitado, entre uma homossexual e um travesti, nasce uma história de amor, um filme que realmente nos prende atenção pelas relações de amor que se constrói. E nessa construção, Elvis engravida, tendo que lidar com as suas próprias questões e também com as relações familiares.

O filme parece ser mesmo a construção e o desenvolvimento do amor entre esses dois personagens, sem fazer qualquer questionamento ou aprofundamento em relação a opção sexual de cada um deles. Apesar de em poucas cenas de Elvis e madona haver um preconceito de outros personagens, desde incompreensão à repulsa ficar mais aparente, essas situações são rapidamente ignoradas ou concluídas.

No texto os autores definem a família como sendo a primeira instituição social que introduz a criança ao mundo, produzindo na sua estrutura um impacto muito significativo na construção da personalidade do indivíduo, na sua forma de ver o mundo, de ser e estar nele e, isso influencia na maneira que este constrói suas relações sociais. É possível ver no filme uma relação conturbada entre Elvis e com sua mãe, uma mulher que influencia em suas escolhas na vida, porém, mantém com seu pai uma relação de confiança e conforto. Madona, por sua vez, é órfã de mãe e teve o pai ausente desde a infância. No entanto, mesmo diante das dificuldades que o contexto familiar proporcionou, ambas batalham para crescer na vida e têm orgulho de quem são.

Para as autoras, a família é uma instituição responsável pela transmissão de valores culturais para a próxima geração, além de proporcionar para a criança o desenvolvimento de habilidades sociais para a inserção desta no mundo. Todavia, a família não é o único ambiente de aprendizado social. Citando o estudo de Dell’Aglio e Hutz (2002), as autoras ressaltam que o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de situações cotidianas depende da qualidade das relações estabelecidas, seja familiar ou não. No filme, apesar de ser órfã de mãe e não ter um pai presente, é possível perceber que Madona encontra apoio entre colegas de trabalho, no salão onde trabalha. Já Elvis encontra este apoio em seu pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com