TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Por:   •  16/12/2017  •  Artigo  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE LETRAS

ANTONIO DE PÁDUA

CULTURA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

FLORIANO-PI

2017

ANTONIO DE PÁDUA

CULTURA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

Artigo de reposição de aulas apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras, do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu – ISESJT, como um dos requisitos para obtenção de título.

FLORIANO – PI

2017

CULTURA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

RESUMO

Primeiramente serão abordadas os conceitos e contribuições da cultura, em seguida sobre sociedade e finalmente sobre educação. Contudo, no desenvolvimento do trabalho veremos que uma depende da outra para conseguirem abranger as novidades. As quais são causa e conseqüência das transformações que ocorrem no mundo. Ao tratar do conceito de cultura, nos deparamos com umas variedades de explicações e visões, pois cada ciência tem seus conceitos e lógicas para a cultura. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Embora inúmeras e muito diversificadas, as concepções sobre educação a consideram como um processo de aperfeiçoamento humano que implica na afirmação dessa possibilidade e na exigência de sua realização, a dificuldade concentra-se em saber como seria esse homem “melhor”, mais “perfeito”, mais “desenvolvido”.

 

Palavras-chaves: Cultura, Sociedade e Educação.


1. INTRODUÇÃO

Primeiramente serão abordadas os conceitos e contribuições da cultura, em seguida sobre sociedade e finalmente sobre educação. Contudo, no desenvolvimento do trabalho veremos que uma depende da outra para conseguirem abranger as novidades. As quais são causa e consequência das transformações que ocorrem no mundo.

Buscando apoio nas obras de importantes autores que retratam nas suas obras a relação entre a cultura, sociedade e educação, as quais fazem e sempre farão parte da realidade, estando ininterruptamente em desenvolvimento. É nesse desenvolvimento que é dado um maior enfoque, porque ao seu longo percurso e infinito nos deixa muitas vezes intrigados pelo fato de não sabermos o seu resultado. Ou seja, com todos esses aspectos em pleno desenvolvimento acabamos nos preocupando com o que suas mudanças podem refletir na política e nas nossas vidas como cidadãos agentes de sua sociedade.

        Durante todo o desenvolvimento deste trabalho, onde os conceitos são tratados separadamente, mas verifica-se toda uma interligação.


1. CULTURA

Ao tratar do conceito de cultura, nos deparamos com umas variedades de explicações e visões, pois cada ciência tem seus conceitos e lógicas para a cultura. Por exemplo, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos. Características como a linguagemmodo de se vestir em ocasiões específicas são algumas características que podem ser determinadas por uma cultura que acaba por ter como função possibilitar a cooperação e a comunicação entre aqueles que dela fazem parte

O conceito de cultura é um dos principais nas ciências humanas, a ponto de a Antropologia se constituir como ciência quase somente em torno desse conceito. Na verdade, os antropólogos, desde o século XIX, procuram definir os limites de sua ciência por meio da definição de cultura. O resultado é que os conceitos de cultura são múltiplos e, às vezes, contraditórios. O significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica. (EDGAR, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (982.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com