TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Da Leitura

Casos: A Construção Da Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

1 A CONSTRUÇÃO DA LEITURA

A construção da leitura

Dentre os muitos aspectos da leitura aqui sugeridos por nós, ressaltamos o processo inferencial, que resulta de uma elaboração de pensamento, por meio da formulação de hipóteses aceitas e refeitas. Dessa forma, a leitura passa a ser vista, então, com um processo no qual o leitor realiza um trabalho de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, conhecimento de mundo, conhecimentos lingüísticos, intencionalidade do autor, e assim por diante. O texto deixa, então, de ser algo pronto e acabado, mas torna-se um processo de construção a ser edificado pelo leitor.

Como vimos acima, o processo de leitura é complexo e exige toda uma formação do profissional que lida com ele. Para que estes aspectos da leitura sejam ativados, é necessário que se compreenda uma série de componentes do texto, além daquilo que está escrito na sua superfície. É preciso que o aluno-leitor não entenda apenas as palavras que compõem o texto, mas que perceba o contexto em que ele está inserido, o gênero textual, com suas características e formas específicas, as intenções do produtor do texto e as informações implícitas que o texto nos dá, bem como as marcas de outros textos inseridos nele, entre outros. Assim, é fundamental que para que se obtenha sucesso em uma aula de leitura, o texto lido faça sentido, que seus alunos o compreendam, sendo capazes de perceber as intenções do autor, entender seus pontos de vista e, até, ‘adivinhar’ as possibilidades de desfecho para um determinado texto, entre outros.

Há três aspectos fundamentais em uma metodologia de leitura, são eles:

Ø abarcar, neste processo, todas as dimensões que compõem o texto;

Ø trabalhar a leitura em três momentos distintos e complementares;

Ø trabalhar a leitura de forma interacional e dinâmica.

DIMENSÕES TEXTUAIS

É fundamental para a compreensão do texto, identificarmos sua temática, isto é, seu assunto principal. Não basta que se identifique frase por frase, é necessário compreender o texto globalmente, entendendo todas as frases do texto inseridas em uma dimensão maior, que é o próprio texto. Além disso, para se conseguir extrair do texto seu assunto principal, é necessário que se considere, também, as outras dimensões nas quais aquele texto está inserido, como as dimensões contextuais, intertextuais, infratextual e, naturalmente, a textual.

1ª dimensão “O CONTEXTO” - que engloba, entre outros, a intencionalidade e a informatividade, pois contribuem para situar o texto dentro de uma dimensão sociocomunicativa.

1.1 - A INTENCIONALIDADE: que são as intenções do produtor do texto: como produzir emoções : rir, chorar, enternecer-se, sentir medo, excitação, etc. Persuadir o leitor : convencê-lo de uma idéia, da compra de um produto, etc. Passar informações , ensinando, explicando, instrumentalizando, etc. Além disso, para que os textos atinjam seus objetivos, é necessário que eles se estruturem dentro de certas características, que os fazem pertencer a gêneros textuais específicos. Um poema, por exemplo, geralmente vem em versos, dispostos um abaixo do outro, formando estrofes. Uma propaganda geralmente vem com gravuras e letras grandes, para chamar mais a atenção do leitor, etc.

1.2 - A INFORMATIVIDADE, que consiste nas informações novas ou nas informações já conhecidas que um texto traz. Essas informações fazem parte do nosso conhecimento de mundo. Se um texto traz muita informação nova, ele é de difícil compreensão; se, ao contrário, as informações, em sua maioria, já são conhecidas, ele é um texto de fácil compreensão. As informações também vão situar o texto em um determinado momento histórico. Um texto escrito no século 19, por exemplo, traz informações sobre costumes, conceitos, visões de mundo daquela época.

O contexto em que está inserido o texto ajuda muito em sua compreensão. Para entendermos certas informações no texto, temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com