TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PASSIVA E INFORMAÇÃO ATIVA

Por:   •  24/6/2018  •  Dissertação  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO PASSIVA E INFORMAÇÃO ATIVA?

Keny de Melo Souza

As informações vão e vem em uma velocidade espantosa, onde o que se vive no momento já está obsoleto, pois há uma nova informação ou tecnologia chegando para mudar o curso de tudo. Colocada nesse contexto, a educação passa a ser a personagem principal, que não consegue atuar compassadamente com essas mudanças.

É fato que, nas escolas de educação básica do país, em uma sala de aula; o quadro-negro está presente, como uma “técnica de poder e um procedimento de saber”, segundo Maria Helena Camara Bastos; assim como o giz, as carteiras enfileiradas em colunas numa sistemática intocável que cabe ao professor considerado o senhor do conhecimento por longos anos, romper e corromper esta imagem inerte, transfigurando-se de detentor a mediador/transformador do saber, tirando o aluno da passividade e lançando-o à corrente das informações.

As informações chegam de várias formas e por diversos meios de divulgação. A escrita foi uma descoberta natural e evolutiva da comunicação da humanidade e com ela veio à necessidade de registrar o conhecimento, para que fosse disseminado pelo mundo; no entanto, até meados do século passado, havia restrições; onde era permitido o acesso à escola e a educação para uma determinada classe e os recursos de mídias escassos ou limitados, mas que começou a ser modificado com maior ênfase nos anos 70, com a explosão da tecnologia de difusão e suas transmissões via satélite, que puderam transmitir muitos dos conflitos políticos da época e a divulgação do primeiro computador pessoal para mundo, que iria influenciar, permanentemente, a prática cotidiana.

Hoje, são muitas as mídias utilizadas em atividades educacionais __ livros, jornais, vídeos, internet__ que ajudam no ensino-aprendizagem do aluno, principalmente na atualidade, onde as informações estão em toda parte, a todo o momento, a apenas um toque dos dedos e em constante mutação. Estas novas mídias têm redirecionado a EAD, sobre sua visão de distância, num termo reflexivo “distância/presente”, que permite uma proximidade, uma interação aluno/professor no cotidiano, que não é tarefa fácil devido à quantidade de informações a serem fornecidas e absorvidas em uma mesma via; sem dizer que, cada mídia requer um planejamento criterioso para alcançar os objetivos propostos pela educação à distância. Notoriamente, percebe – se, a necessidade de fazer com que a educação entre em sintonia com o processo evolutivo da informação/tecnologia ou continuará presa à consciência bancária no contexto educacional.

O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma consciência bancária. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando – se um depósito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. (FREIRE, 1979, p.38).

A EAD apresenta um novo olhar sobre a educação, oferecendo uma proposta de estudo que vai de encontro com esta sintonia ativa da informação, conectada com o todo, integrando saberes, alunos, professores, mídias, a fim de tornar o seu educando um profissional capaz e consciente de utilizar com competência o conhecimento adquirido em sua pesquisa e estudos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com