TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação

Por:   •  4/7/2018  •  Artigo  •  6.008 Palavras (25 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

A escola, para todas as camadas da população, pretende ser a continuidade do processo de socialização, iniciado na família. Nesse sentido, os valores, expectativas e práticas que envolvem o processo educativo nem sempre correspondem ao que os pais buscam ao matricularem seus filhos na escola, mas na maioria das escolas brasileiras a violência se faz presente, contrariando as expectativas dos pais para com a educação dos filhos.

O presente trabalho versa sobre questões voltadas para a violência na escola onde são abordadas fatores que dificultam o processo ensino – aprendizagem eficaz.

A escolha desta temática, deu-se em virtude de melhor conhecimento em relação à violência, que envolve todos os seguimentos da sociedade como também evidencia-se no espaço escolar.

O objetivo deste trabalho é oferecer subsídios que facilite o entendimento da temática abordada e suas implicações no processo de ensino – aprendizagem.

Este trabalho se dividira em três capítulos; onde no primeiro capitulo trataremos sobre a violência no contexto escolar, no segundo capítulo identificaremos os principais tipos de violência e como afeta o processo de ensino aprendizagem e finalizando relataremos as ações desenvolvidas nas escolas para a redução desta violência.

1- VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR

Cotidianamente são divulgadas pelos meios de comunicação as mais diversas formas com que a violência acontece dentro das dependências escolares. Crianças e adolescentes praticam atos violentos que se enquadram nos casos de agressões verbais, físicas, pichações, bullying, e furtos, sem nenhum motivo evidente que justifique tais comportamentos.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, violência se caracteriza por (..........), dentre as quais podem ser destacadas a violência física...

Violência física- Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.

Violência Física

Ato de agressão física que se traduz em marcas visíveis ou não.

Violência institucional, segundo o CNJ este tipo de violência é motivado por diversos fatores de desigualdades, onde se destacam: os de gênero, étnico-raciais, econômicas etc. existentes em diferentes sociedades, tais atos se formalizam e institucionalizam nas diferentes esferas organizacionais, privadas e aparelhos estatais.

A escola procura socializar o aluno com métodos repressivo/coercitivo em sua maioria, repudiando certas atitudes e comportamentos, tornando-se assim um propagador de atos violentos. A violência escolar (institucional) apresenta duas formas básicas: a violência disciplinar e a cultural (simbólica). Segundo Viana (2002, p.120-121) “[...] a violência disciplinar prepara o indivíduo para atuar em qualquer outra instituição disciplinar [utilizando-se] da metodologia de vigilância hierárquica, sanção normatizadora e do exame”.

A escola necessita possibilitar ao alunado não apenas os conteúdos escolares, mais sim ética civilidade moralidade, sem ferir a integridade dos mesmos, cometendo assim a mesma violência exercida pela sociedade. O papel da escola parece não estar bem explicado à sociedade. Muito se cobra educacionalmente, porém pouco se busca socialmente, e a escola precisa apresentar a sociedade o seu real papel que o de ensinar e fazer o aluno se sentir protagonista como agente de mudança, propondo formações ativas aos alunos e toda a comunidade ao qual está inserida:

A formação ética é um dos pontos fortes da escola do presente e do futuro. Trata-se de formar valores e atitudes ante o mundo da política e da economia, do consumismo, do sexo, da droga, da predação ambiental, da violência, e diante, também, das formas de exploração que se mantêm no capitalismo contemporâneo (LIBÂNEO, 2002, p. 201).

Na esfera escolar, esse tipo de violência ocorre levando em consideração a escola como um espaço que desempenha o papel de reproduzir ideias e regras sociais partidárias à classe dominante, que se baseiam no campo da autoridade, apresentando conteúdos, programas e avaliações. A cultura da violência tem sua imposição, como afirma Viana (2002), está presente nas grades curriculares, programas, livros e textos adotados, bem como no discurso da burocracia e dos membros do corpo docente.

Violência patrimonial- ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.

Violência psicológica- ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.

Violência Psicológica

Relação de poder com abuso da autoridade ou da ascendência sobre o outro, de forma

inadequada e com excesso ou descaso. Coerção.

A violência cultural e simbólica apresentam-se sobre a convivência diária dos indivíduos em sociedade, que perdem seus espaços para o desconhecido, que por sua vez, vem sobrepor-se aos costumes já existentes, segundo Araújo (2002, p. 19), “[...] o ser humano não se faz sozinho, sem a sociabilidade que o inclui no mundo da cultura”.

(A violência cultural perpassa pela miscigenação de um povo, de uma cidade, comunidade e do conhecimento que o indivíduo traz de seu convívio comunitário, Passa a ser subjugado por culturas ditas “superiores” Reconhecendo o homem e seu convívio em sociedade e a absorção da cultura a partir dessa vivência, é permitido considerar que a violência cultural se apresenta em uma relação onde um grupo específico impõe a outro, ideias e valores culturais. Nessa linha de pensamento, argumenta Moreira (2008, p.301) que [...] a agressão simbólica é aquela imposta pela sociedade dominante e que faz com que o indivíduo menos privilegiado, aceite como natural à dominação [...].

Bullying

1.1- REALIDADE ESCOLAR: DESAFIO DIÁRIO

A realidade escolar atual se mostra bastante conturbada devido vários fatores, incluindo o baixo dialogo existente entre a escola e comunidade onde os alunos estão inseridos. Os conflitos internos na instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com