TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  5/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.1        ALUNOS AEE NA ESCOLA        4

1.1.1        DEFINIÇÕES DE DEFICIÊNCIA        4

1.1.1.1        DIREITO AO ENSINO        4

1.1.1.1.1        ALUNOS AEE EM SALA DE  AULA        5

2        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

APÊNDICES        8

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        9

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E UMA MATÉRIA DIRECIONADA A PREPARAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR, PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS, ELA APONTA OS MELHORES MÉTODOS DE ENSINOS E OS DIFERENTES TIPOS DE DEFICIÊNCIAS E QUAL A MELHOR FORMA DE TRABALHAR COM ELAS, PARA QUE OS ALUNOS NÃO SE SINTAM EXCLUÍDOS.

  1. ALUNOS AEE NA ESCOLA

                         Muitas crianças são discriminadas por causa de sua deficiência são deixadas de lado por seus colegas e quase não tem amigos, ficam isoladas em sala de aula, por conta disso muitas desistem de estudar. Muitas escolas também se recusam aceitar a matricula desses alunos AEE e alegam não ter condições de recebe-los, mas esta garantido por lei.  A lei Brasileira da Inclusão de 2015 que determina o acesso de crianças e adolescentes com deficiências a educação não pode ser negado sob qualquer argumento, tanto na rede pública quanto na privada. A lei proíbe ainda a cobrança de qualquer valor adicional nas mensalidades ou anuidades para esse público.

  1. DEFINIÇÕES DE DEFICIÊNCIA

Elas estão divididas em três grupos, Deficiências Intelectuais, Deficiências Físicas e Deficiências Sensoriais. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL; Deficiência mental com limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo. DEFICIÊNCIAS FÍSICAS; Esta relacionada com a coordenação dos movimentos podendo acontecer em diferentes intensidades. DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS; Deficiência relacionada aos sentidos: Deficiência Visual, Auditiva e Surdo Cegueira.

  1. DIREITO AO ENSINO

 Muitas escolas acolhem esses alunos AEE mas não fornecem  o suporte necessário para eles. São deixados de lado ou seja a escola recebe o aluno apenas para cumprir com a lei. É necessário que a escola se adapte ao aluno e não o aluno a escola, o professor deve ministrar o conteúdo escolar para esses alunos de forma que eles entendam oque esta sendo dito, mas sem alterar o currículo escolar.

  1. DEFICIÊNCIA SENSORIAL: Para alunos com deficiência auditiva a escola pode oferecer a presença em sala de aula do Tradutor /Interprete de Libras, para os alunos com deficiências visuais a escola pode oferecer materiais de apoio como; maquinas de digitação em braile , réguas , lentes de aumento, telescópios ,sinalização em braile. Etc.
  2. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:

      Para trabalhar com esses alunos os professores devem buscar diferentes formas de aprendizado, buscar inovações e tentar motivar esses alunos com diferentes tipos de materiais de ensino.

  1. DEFICIÊNCIAS FISICAS; Para esses alunos a escola deve oferecer rampas de acesso, banheiros adaptados, corrimãos, piso tátil. E importante sempre observar quais seriam as dificuldades desses alunos.
  1. ALUNOS AEE EM SALA DE  AULA

Quando uma escola recebe um aluno com AEE o professor regente deve identificar o nível de aprendizado do aluno e acompanhar seu desenvolvimento, pois em algumas ocasiões esse alunos por portarem alguma deficiência acabam sendo deixados de lado por seus professores. O professor também deve estar sempre atento se eles estão entendendo oque está sendo dito no conteúdo e sempre esclarecer suas dúvidas. Também e importante observar a relação destes com os colegas pois e bastante comum alunos AEE sofrerem bullying por parte de seu colegas de classe, oque atrapalha o aprendizado e faz com que esse alunos percam a vontade de ir para a escola  

        

                 

     

                                   ESCOLA PARA TODOS

Assim se conclui que a escola deve aceitar todos os alunos sem distinção, o respeito e a igualdade são flores que devem ser cultivadas e regadas todos os dias, pois essa luta contra o preconceito vem desde os tempos antigos passamos pela exclusão ,segregação pela integração e mesmo agora na era da inclusão ainda temos muitas dificuldades para incluir nossos alunos em escolas publicas ou privadas. As escolas devem aceitar esses alunos e assumir seu papel com a sociedade, pois é importante que esses alunos se sintam acolhidos, porque somos todos iguais com os mesmo direitos e deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com