TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distância

Por:   •  16/9/2018  •  Abstract  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

.

Educação a Distância – EaD

O conhecimento na sociedade atual pode-se considerar fundamental para a formação e desenvolvimento humano e profissional. Esse conhecimento muitas vezes deve estar disponível para as pessoas de maneira mais acessível possível. Com a evolução das novas tecnologias, o ensino a distância surge como uma revolução no sistema educacional, pois trata-se de uma inovação educativa que tem a função de gerar condições de acesso à educação.

O aluno ao escolher um curso em que se identifique, poderá ter grandes facilidades em cursar da melhor maneira possível. A EaD proporciona toda comodidade e suporte de ensino, pois ela está implantando no país uma nova cultura de método de ensino que está sendo totalmente apoiada pelo governo federal, e suas práticas são realizadas através da legislação educacional brasileira através dos Artigos 205 a 214 da Constituição Federal do Brasil. Dessa forma se estabelece os princípios para a criação da modalidade a distância no país.

Diante desse contexto podemos observar o quanto é elevado o padrão de qualidade e seriedade que os cursos a distância têm ao ofertar aos alunos que pretendem ingressar nessa modalidade. Creio que só temos a ganhar com isso, pois, o que percebo não é um amontoado de cursos jogados para a população de qualquer maneira, existe sim, seriedade nesse processo educacional, tanto que no artigo 80 da lei de nº9394 de 20 de Dezembro de 1996-Lei de diretrizes e bases da educação nacional traz no seu primeiro inciso a seguinte lei “A educação a distância, organizada com abertura e regimes especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.”

Tudo isso serve para que as pessoas que ainda não dão credibilidade a EaD possam sentir mais confiança. Outra percepção que tenho é que essas informações não são divulgadas com maior intensidade pelas mídias, e isso dificulta a eliminação dos mitos que as pessoas criaram em torno dos cursos a distância. O modelo de curso por correspondência talvez tenha sido o mais impactante, e possivelmente por falta de seriedade não teve tanto sucesso no Brasil e essa descrença no processo educacional deve ter migrado para essa nova concepção de cursos apoiados pelo governo federal.

Segundo a reportagem da Folha de São Paulo, de 10/09/2007, as notas que os alunos dos cursos a distância obtiveram foram superior as dos alunos na modalidade presencial e esse é um fato primordial para eliminar a descrença das pessoas e eliminar os mitos referente a educação a distância. O modelo tradicional de educação no meu ver não deve ser algo a ser eliminado do meio social, mas a EaD deve conquistar seu espaço, pois ela será de grande utilidade pública, e como os cursos oferecem um leque de oportunidades, os alunos têm autonomia de escolher os cursos através do método de distância transacional, onde poderá analisar os cursos ofertados por alguma instituição credenciada e verificar as condições de interação e a estrutura que os cursos oferecem, o método de diálogo com os professores e a autonomia que terá ao  iniciar sua jornada nos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com