TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

 


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 4

3 PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE............................................................... 7

4 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 10


  1. INTRODUÇÃO

A importância da história da educação de Jovens e Adultos

No andamento do desenvolvimento da sociedade e das ciências, surge o ensino como uma atividade planejada e com a intenção voltada a instrução presente na história da didática. O que se mostra é que desde os primeiros tempos, em comunidades primitivas, há formas elementares de instrução e aprendizagem.

No Brasil, existia um ensino voltado para a catequização, usando práticas pedagógicas de memorização com pauta no pressuposto de educação tradicional, sem se preocupar com a formação profissional. Quem era filho de colonizador se oferecia a oportunidade de formação em universidades no exterior para que quando retornassem, pudessem tomar conta dos negócios da família.

A história da educação é de grande importância na formação pedagógica, para que os problemas atuais sejam resolvidos e erros do passado não sejam mais repetidos. Por isso a dimensão política trata da construção coletiva da sociedade do exercício de direitos e deveres, e a dimensão ética está firmada  no princípio do respeito e da solidariedade visando o bem coletivo.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os fatores sociais e históricos que perpassam, transcorre na estrutura da EJA tais como a realização do 1º Congresso Nacional de Educação de Jovens e Adultos em 1949.

A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino complexa.

A LDB n. 9394/96, na seção V intitulada “Da Educação De Jovens e Adultos, em seu Art.37 reza: A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. §1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. §2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. §1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;”

No Brasil embora garantida através de lei, a EJA em sua trajetória histórica mostra que o lugar ocupado por essa modalidade de ensino é secundário.

A história da EJA apresenta muitas variações ao longo do tempo. Por sua vez a escolarização desse público pode ser considerada em toda sua trajetória como proposta política.

Uma das características do professor do EJA é levar em consideração certas habilidades e competências que com o tempo lhes permite aperfeiçoamento e segurança.

Assim terão interesse em pesquisar e desenvolver esse trabalho, utilizando as concepções de Paulo Freire que são de grande importância para o trabalho docente. Onde ele passou a desenvolver as primeiras experiências de alfabetização de adultos em Recife. Utilizando um método idealizado por ele.

 É necessário  motivação para os alunos do EJA, diferente do estímulo infantil, eles precisam de aplicações práticas e resolução dos seus problemas do cotidiano, isso que eles tem que encontrar em sala.

Com organização e encarando os desafios, a equipe pedagógica se prepara com um bom treinamento para trabalhar com o público alvo da EJA e coloca o plano de ensino em ação.

A educação de jovens e adultos, visa a transformação necessária com o objetivo de cumprir de maneira satisfatória sua função é de preparar jovens e adultos para exercerem a cidadania e para a vida profissional .

A função social  a qual o EJA se propõe a cumprir é a preparação de jovens e adultos, através de oportunidades educacionais apropriadas.

Paulo Freire, visa a criação de uma pedagogia crítica educativa. “... pedagogia que faça da opressão e de suas causas, objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará.” (Freire 1968) Com suas reflexões Freire teria o caráter libertador, demonstrando sua preocupação e dedicação diante da realidade vivida pelo educando.

Com essa metodologia os professores em seu planejamento podem alcançar êxito em sala de aula, trabalhando com possibilidade de mudanças, desde a alfabetização.

O educador defende e apoia o posicionamento do adulto não alfabetizado no meio social e político em que vive.

O método de educação libertadora passa por três estágios:

O primeiro é o da investigação, onde mestre e aprendiz discutem vocábulos e questões que tem maior importância na existência do aluno.

 O segundo estágio é a da tematização, é o instante de conscientização em relação ao mundo, por meio da avaliação dos sentidos sociais assumidos por temáticas e palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com