TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Secundária Matias Aires A Escrava Isaura

Por:   •  8/11/2022  •  Bibliografia  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Secundária Matias Aires

A Escrava Isaura

Autor: Bernardo Guimarães

[pic 1]

Nome: Ana Carolina De Almeida Costa Marques

 01    

Turma: 10º3

Disciplina: Literatura Portuguesa

Professora: Célia Silvério

Índice:

- Biografia do autor

- Sinopse da Obra

- Análise da Obra

- Personagens

- Importância do livro

- Reflexão Final

Biografia do autor:

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto, em Minas Gerais, no Brasil, a 15 de Agosto de 1825. Faleceu na mesma cidade, no dia 10 de Março do ano de 1884. Era filho de Joaquim da Silva Guimarães e de Constança Beatriz de Oliveira. O magistrado, jornalista, professor, romancista e poeta é o patrão da Cadeira nº 5 da Universidade Brasileira de Letras, por escolha de Raimundo Correia. Dos 4 aos 16 anos viveu em Uberaba e em Campo Belo, mergulhando nas paisagens que mais tarde descreveria nos seus romances e em alguns poemas. Antes dos 17 anos, estava de volta a Ouro Preto, onde finalizou os estudos de preparação como era denominada a formação básica na época. Aprofundou-se em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se tornou amigo de Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa, com os quais planeou a publicação de uma das suas obras, chamada “As três liras”. Em 1875 publicou o romance que melhor o situaria na campanha abolicionista e viria a ser a mais popular das suas obras: “A escrava Isaura”. Dedicando-se inteiramente à literatura, escreveu ainda quatro romances e mais duas coletâneas de versos. A visita de D. Pedro II a Minas Gerais em 1881 foi um motivo para o Imperador prestar uma expressiva homenagem a Bernardo Guimarães, a quem tanto admirava. 

[pic 2]

Sinopse da Obra

Isaura era uma escrava com a pele branca e foi criada como uma filha na família em que exercia as suas funções. Esta foi protegida durante um longo período de tempo pela «matriarca», que prometeu que após a sua morte seria liberta. No entanto, esse último desejo não lhe foi concedido e Isaura tornou-se proprietária de Leôncio, um jovem sem carácter. Mesmo assim, Isaura apaixonou-se por ele, mesmo sendo casado.

A beleza da jovem presa despertou paixões em várias personagens, para além de Leôncio, tal e qual como o jardineiro Belchior o feitor da fazenda e até o irmão de Malvina, esposa de Leôncio, que acabam por fazer propostas à rapariga.

O pai da escrava, um homem livre chamado Miguel, reúne a enorme quantia que foi pedida pelo pai de Leôncio para libertá-la, contudo, o vilão encontrou uma maneira de não cumprir a promessa do pai, fingindo luto pela sua morte. Inconformada com a situação, Malvina retorna para a casa dos seus pais, o que deixou Leôncio livre para atormentar Isaura.

O pai de Isaura, Miguel, decide então fugir com a filha para o nordeste do país. Os dois instalaram-se em Recife e assumiram outros nomes. Na nova cidade, Isaura conhece Álvaro, um homem por quem se apaixonou e é correspondida. Ele ficou a saber que ela é uma escrava que tinha fugido da pior maneira quando a levava a um baile e um estudante denunciou-a à frente de todos. Isaura é obrigada, então, a assumir tudo, Álvaro, todavia, defende a amada.

Análise da Obra

Uma vez que “A Escrava Isaura” se trata de uma obra romântica, o seu enredo segue à letra todos os acordos de uma escola literária. A construção das personagens, por exemplo, obedece às fórmulas do género: Isaura, a protagonista, é extremamente elaborada, portadora de todo o tipo de virtudes e de uma beleza que acompanha essa nobreza de carácter. Para além disso, é uma menina muito persistente e não aceita nenhum tipo de cavalheirismo até encontrar o homem que chega a amar. O mesmo vale para Álvaro, o seu companheiro. Os vilões, por sua vez, são dotados exclusivamente de características negativas, sendo incapazes de ter gestos bondosos. Personagens como o Belchior, que tem todo o tipo de defeitos físicos, refletem também na sua constituição física as suas falham de carácter. O amor também é construído de acordo com as convenções românticas. Isaura e Álvaro apaixonam-se à primeira vista, assim como costumava a acontecer nas publicações literárias da época. Relativamente à linguagem, a adjetivação é utilizada de forma intensa e elaborada. As descrições das personagens são abundantes, bem como quanto da natureza que as cerca, outro valor vinculado ao romantismo. Além disso, o romance apresenta um foco narrativo na terceira pessoa. Embora seja contraditório que o símbolo da literatura abolicionista brasileira fosse uma escrava branca e educada, esse elemento torna-se compreensível quando se reflete sobre o público que acompanhava esse tipo de romance. Desse modo, mesmo entrando em conflito com o perfil dos escravos africanos, o enredo do livro teve um grande impacto para uma parte específica da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (298 Kb)   docx (235.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com