TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fonética e a Fonologia

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Letras Português e Inglês

Nome da Disciplina:Língua Portuguesa: Fonética e Fonologia

Nome do Tutor: Amanda da Silva        

Nome do Aluno: Monica Cruzeiro        

Número do RGM: 000000-0

Nome da Unidade II: A Fonética e a Fonologia

1.Como os estudos da fonética e da fonologia podem auxiliar no ensino de língua portuguesa e em outras áreas de estudo ou atividades humanas? Cite, no mínimo, três das suas aplicações.

Resposta: Fonética e fonologia são campos centrais para o estudo e compreensão de muitas áreas. No ensino de língua portuguesa é importante no estudo das vogais, semivogais, consoantes, dígrafos, encontros vocálicos e consonantais, estrutura silábica, acento, entonação, dentre outros. Auxiliam também na área de fonoaudiologia, onde se faz necessário compreender a relação entre a produção dos sons e a fisiologia do aparelho fonador. Na área da psicologia, investiga aspectos da sonoridade atrelados ao desenvolvimento psicológico e na área da música, busca a interpretação da sonoridade atrelada à melodia.

2.O que são os fonemas e qual a sua utilidade? Traga, no mínimo, dois exemplos.

Resposta: Fonemas são segundo Bechara (2002:556) “os sons elementares e distintivos de significação de palavras que o homem produz quando, pela voz, exprime seus pensamentos e emoções”. O fonema é o sistema sonoro, cada uma das unidades sonoras básicas de uma língua. Importante ressaltar que fonema não é letra (também chamada de grafema). Podemos notar diferentes sonoridades representadas pela mesma letra, exemplo: fonema /z/ com som de x – exato; fonema /z/ com som de z – zorro. Os fonemas servem para diferenciar palavras. Por exemplo, a diferença entre as palavras BOLA e BOTA, quando faladas, está apenas no fonema: /L/ na primeira e /T/ na segunda. A alteração de um fonema na palavra muda o sentido do que se diz, por exemplo: CAL, MAL, SAL, TAL, CÃO, MÃO, PÃO,SÃO.

Bibliografia

FONSECA, Lucilene.A fonética e a fonologia. In: A Fonética e a Fonologia. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual.

Sonoridade em Artes, Saúde e Tecnologia, disponível em:

˂http://www.fonologia.org/#˃ acesso em 10 de novembro de 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com