TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Por:   •  9/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

Serviço Público Federal[pic 1][pic 2]

Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

NETO, A.; MAZUCHELLI, L. P.; MOTA, V. M. Linguística aplicada de resistência: agência radical, transgressões e política para transformação social escolar. In: NETO, A. T. (org.). Linguística Aplicada de resistência: transgressões, discursos e política. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. p. 25-46.

                      Fichamento de texto elaborado por Lamara Cristina Pereira Pinto (UFMS-CPTL)

Adolfo Neto Tanzi é um autor brasileiro que escreveu o livro "Linguística Aplicada de Resistência: Transgressões, Discurso e Política". Neste livro, Tanzi explora a relação entre linguagem, poder e resistência, e como a linguística aplicada pode ser usada como uma ferramenta para a resistência política. Ele argumenta que a linguagem é uma forma de controle e dominação, mas também pode ser usada para resistir e subverter as normas e valores dominantes. O livro examina casos concretos de resistência linguística, como o movimento negro nos Estados Unidos, e propõe estratégias para uma linguística aplicada de resistência. É uma leitura interessante e provocativa para aqueles interessados em linguagem, política e mudança social.

O objetivo do livro, é apresentar uma abordagem crítica e engajada da linguística aplicada, analisando a relação entre linguagem, poder e resistência. O autor argumenta que a linguagem é um campo de luta política e que é necessário compreender as estratégias discursivas utilizadas pelos grupos dominantes para manter sua posição de poder e as estratégias utilizadas pelos grupos subalternos para resistir e desafiar essas estruturas de poder.

Teoria crítica da linguagem, que argumenta que a linguagem não é neutra, mas sim carregada de ideologias e poder, e que a análise crítica da linguagem pode revelar as formas como as estruturas de poder são mantidas e reforçadas através da linguagem “A linguagem é, assim, um campo de luta política e ideológica, no qual diferentes grupos buscam impor suas visões de mundo, seus interesses e suas formas de existência” (página 29).

Análise do discurso - que se concentra na análise das estruturas discursivas e na forma como o discurso é usado para construir significados e relações de poder “A análise crítica do discurso [...] busca entender as formas como as relações de poder são construídas e mantidas através da linguagem” (página 36).

Estudos culturais que se concentram na análise das relações entre cultura, poder e resistência, buscando entender como a cultura é usada para manter ou subverter as relações de poder existentes “As práticas linguísticas de resistência podem ser entendidas como estratégias de subversão dos discursos hegemônicos, na medida em que buscam criar novos sentidos e novas formas de representação do mundo” (página 42).

 Em suma, Tanzi discute a importância da resistência linguística como forma de questionar a linguagem hegemônica e produzir uma nova linguagem que permita a construção de novos sentidos e novas formas de ver e viver o mundo. O autor destaca a análise crítica do discurso como uma abordagem que busca entender como as relações de poder são construídas e mantidas através da linguagem.

Destaca- se, desta forma, Tanzi a importância da linguagem na construção e manutenção das estruturas de poder, mas também enfatizam a possibilidade de subversão e resistência através da linguagem. A obra é uma leitura importante para aqueles que desejam entender a relação entre linguagem, poder e resistência, bem como para aqueles que buscam formas de subverter as estruturas de poder existentes e promover a justiça social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com