TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DOS SURDOS

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

EEEFM “CATHARINA CHEQUER”

TÉCNICO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAs

INTRODUÇÃO À LIBRAs

                                    VILA VELHA

                                               2015

EEEFM “CATHARINA CHEQUER”

TÉCNICO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAs

        

INTRODUÇÃO À LIBRAs

.

Resenha apresentada à seguinte disciplina: Introdução à LIBRAS do 1º módulo noturno do curso Técnico em Tradução e interpretação em LIBRAS da EEEM “Catharina  Chequer”.

Professor: Arnaldo Angelo lino.

VILA VELHA

2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO.        

2        O QUE É LIBRAS.        

3        HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL.        

3.1 Oralismo (1911):        

3.2 Comunicação Total (1970):        

3.3        Bilinguismo (1980 até hoje):        

4        CULTURA SURDA.        

5        COMUNIDADE SURDA.        

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS.        

7        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO.

O presente trabalho da disciplina Introdução a LIBRAS tem como objetivo, levar o conhecimento e reflexão da aquisição ou não da língua brasileira de sinais no decorrer da história aos dias atuais.

Para refletirmos sobre as fundamentações da educação atual dos surdos, a sua cultura, como se formam as comunidades surdas, não há nada melhor do que fazer um breve passeio pelas raízes da história de surdos.

O povo surdo já existia, centenas de gerações antes que desenvolvessem conhecimentos e realizarem transformações que produziram a comunidade surda.

No entanto, tem muito mais que ainda precisa ser aprimorado e criado, e para essa tarefa é de importância fundamental o conhecimento do passado, o saber histórico.

No entanto, vivemos momentos históricos caracterizados por mudanças, turbulências e crises, mas também de surgimento de oportunidades.


Os surdos foram maltratados ao longo da história. Foram vítimas de extermínio e segregação, pois eram olhados como uma aberração.


 Em 1872, no Congresso de Veneza, decidiu que o meio humano para a comunicação do pensamento é a língua oral, se orientados, os surdos leem os lábios e fala,
O Congresso de Milão, em 1880, foi um momento obscuro na História dos surdos.

Porém, muitas foram as conquistas da comunidade surda. Nos dias atuais os indivíduos surdos têm assumido o seu papel na sociedade. Assumem seus  lugares  na sociedade, lutam pelos seus direitos. Mostram para os ouvintes que, que os ouvintes precisam conhecer e se aproximar da comunidade surda para pode se relacionar com os indivíduos surdos.

  1. O QUE É LIBRAS.

A lei que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais:

“Lei 10436 de 24 de abril de 2002”.
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Lei Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002
Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º - É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados.


Parágrafo único - Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual - motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. .

A língua não é de um país, mas de um povo que se autodenomina povo surdo, isto é, pessoas que se reconhecem culturalmente e não pela ótica medicalizada, e possuem organização política e habilidades, nas quais a habilidade visual é a principal, constituindo o cerne da expressão linguística. Apontando que esse pode ser um caminho mais apropriado para a educação dos surdos.


Há alguns detalhes que facilitam o entendimento da linguagem de sinais, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, pois é preciso apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido, o que difere a língua de sinais das outras é a modalidade visual-espacial.

A Língua Brasileira de Sinais é uma modalidade de comunicação que tem adquirido maior visibilidade na sociedade, na medida em que se expandem os movimentos surdos a favor de seus direitos, conforme a cultura e a língua própria do povo surdo,

  1. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL.

D.Pedro II foi o responsável pelo início da história da educação de surdos no Brasil, ele solicitou ao Marquês de Abrantes que organizasse uma comissão para promover a fundação de um instituto para a educação de surdos-mudos.

A historia da educação de surdos iniciou-se com a criação do instituto de surdo - mudos, hoje é o atual instituto nacional de educação de surdo (I.N.E.S). Fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo Frances Ernet Hwet, que veio ao Brasil a convite do imperador D. Pedro II para trabalhar na educação de surdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (233.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com