TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Dos Surdos

Por:   •  30/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 4

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ[pic 1]

 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS: PROF. ANTONIO GIOVANNE ALVES DE SOUSA – PIRIPIRI-PI

NOME: MIQUÉIAS RODRIGUES LIARTE/ INGLÊS IV

DISCIPLINA: LIBRAS                                        PROFª: KELLY LEMOS

(HISTÓRIA DOS SURDOS)

A história dos surdos é rica em eventos e marcos que moldaram a trajetória e a luta pela inclusão e reconhecimento da comunidade surda ao longo dos séculos. Neste trabalho, vou apresentar um cronograma atualizado, adicionando fatos importantes que ampliam nosso conhecimento sobre essa história tão significativa.

Ao longo do tempo, diferentes acontecimentos ocorreram em diversos lugares, cada um com suas próprias circunstâncias e consequências. Desde a imposição de métodos oralistas nas escolas para surdos, durante o Congresso de Milão em 1880, até o reconhecimento oficial das línguas de sinais e a luta pela educação bilíngue, na década de 1960, vemos uma batalha constante pela valorização da cultura e da identidade surda.

Nos últimos séculos, o desenvolvimento de tecnologias de comunicação trouxe novas possibilidades de interação para os surdos, como o surgimento do TTY e dos telefones com texto. Além disso, os avanços na área de implante coclear abriram caminho para que alguns surdos recuperassem parcialmente a audição. Essas inovações, embora controversas em alguns aspectos, representaram marcos na história da comunicação e reabilitação auditiva para os surdos.

Cada fato adicionado ao cronograma tem suas implicações únicas, que refletem a dinâmica social, política e cultural da época. O objetivo deste trabalho é ampliar nosso conhecimento sobre a história dos surdos, destacando eventos significativos que moldaram a comunidade surda e sua busca por inclusão, direitos linguísticos e igualdade de oportunidades.

Compreender a história dos surdos é fundamental para valorizar sua cultura e lutar por uma sociedade mais inclusiva, onde todos tenham voz e acesso a educação e comunicação adequadas. Ao explorar esses fatos, esperamos contribuir para uma maior conscientização sobre a jornada dos surdos e promover um diálogo enriquecedor sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade linguística.

Cronograma com alguns fatos importantes adicionais à história dos surdos:

1) 1880: Congresso de Milão - O Congresso de Milão, realizado em 1880, marcou um marco significativo na história dos surdos. Durante o evento, os representantes de diferentes países decidiram banir o uso da língua de sinais nas escolas em favor do método oralista, que promovia o uso exclusivo da fala e leitura labial para a educação de surdos. Essa decisão teve um impacto duradouro na comunidade surda e nas oportunidades de educação e comunicação.

2) 1960: Movimento de Língua de Sinais - Nas décadas de 1950 e 1960, começou a surgir um movimento de valorização e reconhecimento das línguas de sinais em todo o mundo. Os surdos e seus defensores passaram a lutar pela aceitação das línguas de sinais como línguas legítimas e pelo direito dos surdos de receberem uma educação bilíngue, que incluísse tanto a língua de sinais quanto a língua falada do país. Esse movimento desempenhou um papel fundamental na conscientização e no empoderamento da comunidade surda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com