TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Comunidade São Pedro

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.259 Palavras (26 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS E CÓDIGOS

Markdiane Silva de Medeiros

RELATÓRIO 2º TEMPO-COMUNIDADE

 

Anapu

Maio de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LINGUAGENS E CÓDIGOS

Trabalho apresentado como exigência para obtenção de conceito parcial na Disciplina Seminário de Tempo-Comunidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira, sob orientação da Professor (a). Raquel Lopes.

Anapu

Maio de 2015

                                                SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.1 INFRAESTRUTURAS DA ESCOLA E RECURSOS FINANCEIROS        5

1.2 RELAÇÃO ESCOLA- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – MOVIMENTOS SOCIAIS E FAMÍLIAS        6

1.3 SITUAÇÕES PROFISSIONAIS DOS DOCENTES        9

1.4 CORRÍCULO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA        10

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


INTRODUÇÃO

Este relatório registra os resultados de um trabalho de pesquisa, desenvolvido como atividade do 2º Tempo-Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira, para buscar informações sobre o processo de educação escolar na comunidade São Pedro, município de Anapu, assim como sobre as dificuldades existentes dentro da escola, infraestrutura, quadro de professores, projeto pedagógico, a relação dos professores com a comunidade, a participação dos pais, dos movimentos sociais, juntamente com a educação de lideranças, se há ou não esse vínculo, e como se dá esse processo.

A metodologia de coleta de dados desenvolveu-se através de entrevistas com lideranças, coordenação escolar, pais, primeira professora iniciante da escola, professora que assumiu logo após sua saída, os professores que estão assumindo hoje e alunos, apresentando questões para levantamento de dados, e também através de registros fotográficos dos ambientes de toda a localidade da escola. Esse tempo de pesquisa durou quatro semanas com intervalos para os agendamentos dos dados. Foram envolvidas nove pessoas durante as entrevistas. Os nomes aqui citados dos entrevistados neste relatório foram autorizados pelos mesmos.

Durante a pesquisa observei que alguns professores são da cidade, a escola santa Júlia é uma das mais preparadas em termos de estrutura e professores qualificados para atender a demanda de alunos que vem de outras comunidades onde não é ofertado o ensino fundamental até o nono ano; então, a Escola Santa Júlia recebe esse fluxo de alunos, mas ainda assim passa por muitas dificuldades como muitas outras. Os professores em sua maioria são formados em nível superior e, segundo a coordenadora, a escola leva em conta sim o modo de vida e a cultura dos alunos.

CONHECENDO MELHOR A ESCOLA SANTA JÚLIA

A escola Santa Júlia fica localizada na vicinal do Santana, que era conhecida antes como vicinal da Cibrazem, na Comunidade São Pedro, a sete quilômetros da sede municipal de Anapu. A escola foi construída em um local plano, com poucos espaços para brincadeiras, possui uma quadra de areia utilizada para as atividades de educação física, entre outras.

1.1 INFRAESTRUTURAS DA ESCOLA E RECURSOS FINANCEIROS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Júlia é resultado de todo um processo de lutas dos movimentos sociais e das famílias, que começou no ano de 1985 pela então missionária Dorothy Sting, junto com a irmã Rita Reis, que também trabalhava como supervisora das escolas rurais do município de Anapu, batizando esta escola como Santa Júlia em homenagem a sua congregação. Esta mesma já funcionou em diversas localidades, as mudanças ocorreram por motivos maiores como alagamentos e distância. A escola na época de sua criação era estadual, pois Anapu ainda não era município emancipado; só depois de muito tempo, com a emancipação do município e com a municipalização da educação fundamental, esta escola passou para a responsabilidade do município.

Este espaço Escolar fica localizado na zona rural a 7 km da sede do município de Anapu, na vicinal da Cibrazem, conhecida hoje por Vicinal do Santana, na comunidade São Pedro.

O terreno foi comprado por um morador que reside nesta comunidade, no valor de um salário mínimo, que na época era uma quantia considerada grande, o vereador, pai e morador da comunidade, Romero Batista de Medeiros, que doou este terreno em 2007, pois a comunidade não tinha recursos suficientes para a compra e o prefeito da época só construiria a escola se houvesse um espaço adequado para a construção do prédio.

Este espaço escolar foi inaugurado em dezembro de 2007, com duas salas de aula, uma cozinha, e uma sala da coordenação, e dois banheiros; em 2008, na outra gestão municipal, foi ampliado com a construção de mais duas salas, ficando um total de 3 (três) salas de aula, ao invés de quatro porque uma das salas foi utilizada para o laboratório, mas devido o espaço ser bom, conseguiram dividir o laboratório com sala da coordenação e a antiga sala se tornou sala do pré-escolar mas ainda assim os espaços não eram suficientes foi necessário utilizar a cozinha como sala de aula e foi improvisada outra cozinha temporária feita em madeira; há (dois) 2 banheiros, mas um deles está desativado, funcionando como um pequeno depósito de livros, pois não há biblioteca para que os alunos possam fazer suas pesquisas, o que seria de grande importância para ampliar os seus  conhecimentos; não há quadra esportiva, utiliza-se um campo da comunidade para realizar estas atividades de recreações e educação física, que foi doado por um morador da comunidade; há uma horta que está sendo preparada para receber plantio e melhorar a qualidade da alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com