TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resgatando a História da Comunidade São Pedro

Por:   •  29/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

                                                   [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

FACULDADE DE ETNODIVERSIDADE/ LINGUAGENS E CÓDIGOS

CURSO EDUCAÇÃO DO CAMPO

MARKDIANE SILVA DE MEDEIROS

Resgatando a História da Comunidade São Pedro

                                               

                                                Altamira Pará

                                                       2016

Introdução

O projeto didático será realizado na escola Santa Júlia, comunidade São Pedro, localizado na vicinal da Cibrazém, na área do assentamento Grotão da Onça, a sete quilômetros do município de Anapu. As famílias da comunidade em sua maioria são agricultores, funcionários públicos, lideranças comunitárias, e moradores que ajudaram construir a comunidade, que fazem parte dessa história e deste espaço escolar. A Escola da localidade é resultado de todo um processo de lutas dos movimentos sociais e das famílias, que começou no ano de 1985 pela então missionária Dorothy Stang, junto com a irmã Rita Reis e com a parceria dos pais, desta forma percebe-se uma grande luta que precisa ser registrada para que as novas gerações possam ter conhecimento da formação do seu próprio espaço.

Justificativa

Diante a problemática que está relacionada a pouca participação dos pais na escola, faz-se necessário elaborar algo que venha sanar essas dificuldades, através desse projeto que pretende valorizar o protagonismo das famílias para constituição do território Transamazônica e para o fortalecimento da agricultura familiar. Percebe-se que há a necessidade de se trabalhar a formação da comunidade com esse elo de ligação entre a linguagem e a realidade da sociedade local, sua história, sua memória.

Objetivo geral

Construir a possibilidade de se conhecer melhor a realidade em que se encontra a escola, fazendo a inserção das famílias no ambiente escolar, mostrando a importância de cada morador dentro do contexto histórico desde o início da construção da comunidade, podendo desta forma estar repassando para outras gerações esses momentos de lutas da formação da comunidade e escola. 

Ao trabalhar a construção dessas competências, cada aluno será capaz ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes tipos de textos bem como também um conhecimento gramatical mais abrangente.

Objetivo Específico

- Conscientizar os pais sobre a importância da participação dentro da escola.

- Valorizar as famílias mostrando a importância do seu conhecimento para a escola e comunidade.

- Motivar os alunos para leitura e produção textual desenvolvendo o gosto pela leitura e a habilidade de escrever textos.

- Através de toda informação coletada, construir um memorial sobre a história das famílias na comunidade.

Previsão de Sequência de Atividades a Serem Desenvolvidas em Etapas

Na primeira etapa será disponibilizado 10 horas para realização da apresentação do projeto mostrando como serão realizados todos os passos da atividade deste projeto, pensando na forma de mobilização da comunidade, na melhor data da realização, e em seguida fazer a divulgação dos convites pessoalmente a partir da data planejada, pensar na organização do espaço e dos materiais a serem utilizados.

Na segunda etapa, faremos leituras e interpretações textuais em conjunto, cumprindo o conteúdo programático a ser trabalhado o tempo disponível será de 03 horas.

Na terceira etapa, terá 07 horas disponíveis para moradores da comunidade, estar relatando um pouco da história da comunidade, e enquanto isso os alunos vão sistematizando as informações individualmente.

Na quarta etapa teremos 08 horas para a produção de textos, em que os alunos em grupos vão estar construindo diante aos relatos o histórico da comunidade, através dos embasamentos teóricos a partir de leituras de outros textos irão contextualizando, criando seu próprio texto com o seu ponto de vista sobre a história, da comunidade desta forma, a gramática poderá ir sendo trabalhada dentro deste rol de informações, onde será feita uma análise dessas produções textuais  focando um pouco mais na gramática  dessas produções para podermos fazer uma avaliação sobre como estar o desempenho gramatical dos alunos, fazendo uma correção na lousa e intensificando as questões de concordâncias e outras para melhor fixação. A revisão não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, mas cuidar para que o texto cumpra sua finalidade comunicativa. 

No quinto momento teremos 10 horas, onde vamos estar construindo o memorial a partir de todos os dados coletados, através de um livro que ficará na escola para o acesso de todos.

Conteúdos a serem abordados;

Língua portuguesa

1º leituras e interpretação textual

  • Narração (notícia, relatos)

2º produção de textos

  • Notícias e relatos

3º gramática

  • Predicativo do sujeito, conjunção, ortografia, mais/mas, mau/ mal.

Metas de aprendizagem

  • A meta não é somente que os alunos aprendam a gramática, mas que também aprendam sobre assuntos que não estão dentro do conteúdo escolar, e que fazem parte da sua vida, desenvolvendo também habilidades através da escrita, e da oralidade.
  • Fazer com que os alunos consigam diferenciar os textos argumentativos dissertativo, compreendendo o uso adequado dos elementos coesivos na construção dos textos.
  • Planejar a fala, em interações que mobilizem a capacidade de construir argumentos em situações que demandam atitudes responsivas.
  • Uso da gramática como recurso importante na construção dos textos. Identificando o que provoca estranhamento no leitor dentro dos usos sociais que terá. 

Metas de intervenção

  • Desenvolver a consciência crítica
  • Construir um memorial para a escola
  • Buscar o máximo de pessoas da comunidade para esse momento
  • Fazer uma culminância para apresentar o resultado desse trabalho

Estratégias para mobilização do público alvo

Estratégia para mobilização será através de conversa e convites, envolvendo as pessoas da comunidade, professores, a coordenação da escola, alunos, para falarmos a respeito deste projeto, e da importância deste trabalho para a escola e comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (309.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com