TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Por:   •  3/3/2014  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  3.523 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

RESUMO

Este trabalho tem como proposta apontar caminhos que levem a uma melhor percepção da importância de se iniciar o aprendizado da Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Itaitinga. O mesmo tentou buscar através de pesquisas em trabalhos publicados, a relevância do tema em questão e a adequação do mesmo à realidade do município, dando ênfase a opiniões e conceitos cientificamente comprovados. Às conclusões aqui chegadas indicam que ao iniciarmos o ensino da Língua Inglesa logo nas séries iniciais, a tendência é um melhor desenvolvimento e um aproveitamento sobremaneira importante que refletirá no futuro como uma base solida de auxílio às adaptações que os alunos necessitarão conhecer em relação ao idioma. Dessa forma, cria-se um elo entre as séries iniciais e as séries finais do Ensino Fundamental.

Palavras-Chave: Língua. Fundamental. Aprendizado. Ensino.

Introdução

Este trabalho vem abordar itens que questionam a pouca atenção que o ensino da Língua Inglesa recebe nas séries iniciais de Ensino Fundamental no município de Itaitinga, quando deveria ser o contrário. Com base nos apontamentos do pesquisador SCHÜLTZ (2003), por razões de ordem biológica e psicológica, quanto mais cedo a criança venha a ter contato com a Língua Inglesa melhor torna-se o ritmo de assimilação da língua alvo. Também de acordo com as teorias do pesquisador BROW (2001), a linguagem se desenvolve com mais eficácia durante a infância.

É fato que o ensino da Língua Inglesa nem sempre recebeu o merecido valor por parte dos nossos dirigentes em educação. A matéria sempre foi relegada a um segundo plano, sobretudo nas escolas públicas do nosso município, que, por falta de profissionais capacitados ou até mesmo por opção, sempre considerou de pouca relevância o ensino do idioma, principalmente nas séries iniciais, que é o foco desse trabalho.

Itaitinga está localizada a vinte e cinco quilômetros de Fortaleza, na região metropolitana e conta com uma população de aproximadamente 33 mil pessoas. Possui 22 escolas publicas, nas quais estudaram 3 348 alunos do 1º ao 5º ano e 2 549 do 6º ao 9º ano do ensino fundamental no ano de 2009. O município tem no seu quadro de funcionários somente 06(seis) professores de Língua Inglesa, que lecionam apenas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

A Língua Inglesa tornou-se de uma importância essencial na formação e preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A globalização e o intercambio de informações, com o advento da internet, também se constitui em um fator preponderante para o aprendizado da língua. Assim o interesse no idioma inglês é perfeitamente compreensível e quanto mais cedo se iniciar a aplicação dos conteúdos respectivos em nosso município, melhores serão os resultados.

Desenvolvimento

Linguagem

Em se tratando de linguagem, destacamos o pensamento de ORLANDI (2003), o qual nos mostra que ao mesmo tempo em que é constituída, a linguagem é um fator importante para o desenvolvimento mental exercendo uma função organizadora e planejadora do pensamento. Isso nos leva a observar que a linguagem tem uma função social e comunicativa e que um trabalho envolvendo esses caracteres necessita um aprofundamento e um embasamento prático e teórico. De acordo com ORLANDI (2003), a linguagem possui fundamentos de interação social, em que o indivíduo constrói sua própria identidade.

Para tanto, o educador deve privilegiar uma linguagem que favoreça a comunicação dos aprendizes com o contexto social em que vivem, possibilitando uma interação mais efetiva com a língua estrangeira.

Costa (1987, p. 67) considera que:

A mediação do professor é fundamental em todo o percurso de aprendizagem que abrange ainda o desenvolvimento e o aprimoramento de atitudes. Coloca-se a necessidade de intervenção do professor em relação às orientações sobre como organizar e lidar com o material de estudo, como desenvolver atitudes de pesquisas e reflexão sobre as descobertas, para promover a autonomia do aluno sem a qual se torna mais difícil garantir avanços.

Sem intenção de polemizar nem tecer veredictos em se tratando do tema linguagem, concluímos de acordo ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com