TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA SEMANTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  25/3/2019  •  Artigo  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL

LICENCIATURA PLENA EM LETRAS – 7º PERÍODO

ALUNA: LINEANE JANUÁRIO DOS SANTOS

PROFESSORA: REJANE MELO

PALMARES- PE

2018

A IMPORTÂNCIA DA SEMÂNTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Sabe-se que a Semântica estuda o significado e interpretação dos vocábulos e está intimamente ligada à aquisição da língua, pois, aprendemos a língua primeiramente pela reprodução dos sons da fala e das imagens da escrita, porém, em algum momento designamos a esses sons e imagens um significado, que é a área da semântica, sendo essencial, pois organiza a sua estrutura. Para que possamos entender melhor o conceito de Semântica é essencial compreendermos a diferença entre linguagem, língua e fala. A linguagem é tudo que abrange as formas de comunicação, seja verbal ou não verbal, bem como, a Língua é algo universal e objetivo, sendo falada por um grupo de indivíduos, por exemplo, no Brasil falamos o Português, ela possui regras e uma estrutura, por fim, a Fala é personalizada e subjetiva.

Dessa forma, entendemos a importância da Semântica no ensino de Língua Portuguesa como aspecto fundamental para a construção da língua, envolvendo as significações, dando sentido a fala e a linguagem, assim, consideramos necessária a promoção da análise semântica da língua. É de suma importância considerar a relevância da construção de um raciocínio semântico por parte do aluno que lida com a língua e a linguagem, compreendemos assim, tal como Mokva (2001, p. 17) “que uma proposta de ensino de Língua Portuguesa deve considerar as possibilidades de contribuição da Semântica”. Tratar sobre a significação das construções gramaticais é mostrar que cada uma delas comporta uma determinada estrutura semântica, uma carga semântica que permite as relações de sentido, sabendo que o que se busca na comunicação é fazer sentido com o que se diz.

Diante do exposto, compreendemos a necessidade e importância da semântica na estruturação da Língua Portuguesa e seu Ensino, no que diz respeito ao conhecimento do valor de sentido das palavras, sem o qual não seria possível uma interpretação, uma comunicação efetiva, é importante que cada vez mais nos tornemos conscientes da escolha dos elementos da Língua, sendo estes regidos pela adequação dos recursos e das instruções de sentido que abrangem os propósitos dos que utilizam a língua nas situações comunicativas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. São Paulo: Ática, 2004.

MOKVA, Ana Maria Dal Zott. A Semântica na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001 (198p). Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9217/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 23 de nov. de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com