TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GESTORES PARA O ACIRRADO CRESCIMENTO TECNOLÓGICO MUNDIAL

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.988 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ALINE RIBEIRO CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GESTORES PARA O ACIRRADO CRESCIMENTO TECNOLÓGICO MUNDIAL

ALINE RIBEIRO CARDOSO

TRINDADE – GO

2014

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ALINE RIBEIRO CARDOSO

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GESTORES PARA O ACIRRADO CRESCIMENTO TECNOLÓGICO MUNDIAL

ALINE RIBEIRO CARDOSO

Artigo Científico Apresentado à Universidade Cândido Mendes-UCAM, como requisito parcial para  a obtenção do título de Especialista em Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar.

 TRINDADE – GO

2014

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES GESTORES PARA O ACIRRADO CRESCIMENTO TECNOLÓGICO MUNDIAL

ALINE RIBEIRO CARDOSO

Aline Ribeiro Cardoso

RESUMO

Este tema retrata o resultado da globalização juntamente com o rápido desenvolvimento tecnológico que nossa sociedade esta vivendo. Antes um professor nada mais tinha a saber do que ministrar uma aula com o livro didático, somente em sala de aula com no máximo, ofertando aos alunos uma pesquisa em casa sobre determinado tema, pertinente ao seu conteúdo. Só que agora, isso se tornou insuficiente para vencer a concorrência de mercado e conseguir acompanhar a evolução tecnológica que nossa sociedade esta passando. Nos dias atuais as graduações devem formar profissionais gestores, principalmente as licenciaturas que tem uma obrigação maior, porque vão aprender a ensinar os futuros profissionais de nosso mercado. Os profissionais gestores, em especial, os professores, devem preparar seus alunos com espírito gestor, para que eles consigam utilizar todas as técnicas disponíveis no mercado para ampliar seus conhecimentos, devem entender que a interdisciplinaridade é primordial para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas, principalmente as profissionais, porque afinal, todas as atividades que nos cercam estão interligadas, graças a globalização que nos rodeia. Os profissionais educadores devem estar preparados para essas mudanças para conseguirem serem realmente gestores nas suas atividades e preparar seus alunos para estarem aptos a vencer a concorrência que nos os cercam.

Palavras-chave: Inovação.Gestão. Docência.

Introdução

O presente trabalho tem como tema a atuação dos professores como gerentes da sala de aula em meio a tantos recursos que lhes foram concebidos atualmente. O professor, em qualquer curso, precisa hoje aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico. Estas atividades se ampliam e complementam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem e se complementam com espaços e tempos de experimentação, de conhecimento da realidade, de inserção em ambientes profissionais e informais.

Antes o professor só se preocupava com o aluno em sala de aula. Agora, continua com o aluno no laboratório (organizando a pesquisa), na Internet (atividades á distância) e no acompanhamento das práticas, dos projetos, das experiências que ligam o aluno à realidade, à sua profissão (ponto entre a teoria e a prática).

Como problemática da pesquisa, destacam-se as seguintes perguntas:

  • As práticas de ensino estão mudando com a mesma velocidade das inovações tecnológicas que estão dispostas no mercado?
  • Os professores estão sendo preparados para serem gestores nas suas atividades?

É de suma importância a atuação dos professores como gestores do ensino, pois, devem usar todos os recursos que lhes são disponíveis, e, ensinarem seus alunos a usarem esses recursos no cotidiano de cada um como forma de sobrevivência e até mesmo de vencer a concorrência de mercado.

Exige-se dos professores que sejam seres dialógicos, culturais e comunitários e que desenvolvam a capacidade de adaptar-se e se reestruturar, que se tornem pessoas flexíveis, abertas a mudanças ( MIZUKAMI et al, 2002).

Os gestores devem possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional. Ele deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento.

Neste contexto, o objetivo geral do trabalho é mostrar aos educadores, sua importância enquanto gestores de ensino, dominado todas as novidades de mercado e fazendo com que seus alunos se tornem aptos a utilizarem todas as tecnologias que o mercado lhe impõe.

Será realizada uma pesquisa bibliográfica onde, os principais autores, renomeados do assunto serão citados com seus pontos de vista diferenciados.

Desenvolvimento

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Devemos enfatizar então que a democracia na escola por si só não tem significado. Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade. 

A sociedade contemporânea tem sido assinalada por rápidas modificações de desempenho, que se refletem claramente na área educacional. Para acompanhar essas alterações, governos e educadores se empenham numa fundamentada reconstrução sobre a concepção de educadores. Através desse contorno contemporâneo dado à educação e às sucessivas mudanças em seu conceito, deixa de ser reservada a atuação de ensino-aprendizagem somente em espaços escolares formais, esse procedimento atravessa os muros da escola, universidades, para diferentes e diversos setores que uma pessoa inclui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (305.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com