TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Por:   •  8/6/2017  •  Resenha  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DE JOÃO ERNANDES DE SOUZA:

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Resenha de:

SOUZA, João Ernandes de. “A importância da leitura”.

O texto que analisamos refere-se a uma palestra feita pelo autor João Fernandes de Souza na Semana do Livro e da Biblioteca, na Universidade Católica de Goiás, tendo sido, posteriormente publicada na Revista Estudos com o título “a importância da leitura”. É um texto que está dividido em itens e subitens que dão seqüência uns aos outros e tornam a leitura do texto mais agradável. Cada item busca identificar os benefícios e a importância da leitura para o leitor, bem como visa demonstrar se a leitura tem importância para mais alguém além do leitor.

O autor identifica três componentes envolvidos no ato da leitura, os quais são: o leitor (quem tem a ação), o ato de ler (a ação) e o texto (o objeto sobre o qual incide a ação) e nos deixa claro que esses elementos, cada um deles, apresenta dimensões históricas e culturais, as quais existem para que aconteça a compreensão da importância da leitura. Sendo assim, deve-se considerar cada leitor circunscrito a determinado grupo social e a determinado tempo histórico, o que lhe trará características que irá diferenciá-lo dos demais. O ato de ler, assim como o leitor, também está contextualizado histórica e culturalmente. Existindo vários tipos possíveis de ato de ler, os quais se interpenetram, mas o que interessa mesmo é que a intenção do leitor direciona e caracteriza o seu ato de ler. Outro ponto observado se refere à maneira como o leitor pratica seu ato de ler, em que a partir daí o leitor absorve do textos os significados conforme o tipo de leitura que faz do mesmo, podendo existir diferentes modalidades de leitura: a leitura mecânica, a compreensiva, a interpretativa e a crítica.

João Ernandes apresenta também aspectos que se referem à concretude do texto, onde considera o fato de que o texto é lido pelo leitor a partir da sua realidade imediata, do seu cotidiano, seu dia-a-dia, o seu mundo. Leva-se em consideração, também, os seus valores, crenças, preconceitos, enfim, tudo isso compõe os textos experienciais, que tem a sua palavra na palavra do mundo.

As leituras que o homem faz de seu mundo podem ser codificadas e essa codificação constitui novos textos que se colocam como objeto de leitura de outros leitores. Esses códigos podem ser, fundamentalmente, de duas naturezas: ou semióticos ou lingüísticos. Daí os dois outros tipos de textos: o semiótico (se constrói com outras linguagens que não a acústico/oral) ou o lingüístico (se constrói com a linguagem oral, natureza verbal). E para tal, o autor considera, nessa palestra, apenas os textos lingüísticos, ou seja, trabalho o texto cuja palavra é a palavra escrita.

Ao discutir a importância/benefícios que a leitura proporciona para o leitor tem-se a seguinte conclusão: a leitura contribui para tornar o leitor cada vez melhor à medida que pratica a leitura e seu ato de pensar; o conhecimento do leitor amplia o conhecimento do leitor; a coerência do texto escrito concorre para tornar o leitor cada vez mais crítico; a apreensão do modo de raciocinar do escritor complexifica a capacidade de raciocinar do leitor; o subcódigo do escritor amplia o subcódigo do leitor.  Ou seja, a leitura amplia as pontencialidades de leitor, aumenta-lhe os conhecimentos do mundo, dá-lhe uma visão crítica, complexifica-lhe o raciocínio, enriquece-lhe a competência lingüística. Dessa maneira, a leitura se constitui enquanto importante instrumento de humanização, uma vez que humaniza o leitor, faz dele um homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com