TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.738 Palavras (23 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

        

São Félix do Coribe - BA
2019

DALETE DA SILVA SOUZA

IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-graduação do Instituto Dominius Educacional como requisito para obtenção do título de especialista em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica: ênfase em Educação Especial Inclusiva.

Orientador: Prof. Welton Dias Castro

São Félix do Coribe - BA
2019


RESUMO

O Presente projeto tem como tema a importância da leitura na educação infantil. Sabe-se a importância que a leitura e suas funções exercem na vida das crianças, mesmo que estas ainda não saibam ler convencionalmente. O objetivo deste trabalho é ampliar os conhecimentos acerca da importância que a leitura e o mundo letrado exercem na vida das crianças. Demonstrar a importância que os pais e professores exercem nesse sentido. A leitura é uma condição prévia para a escrita, pois os bons leitores são estimulados desde criança e conseqüentemente serão bons escritores. Daí a importância de se criar, desde o período da pré-escola, o chamado “ambiente alfabetizador”, no qual a criança, em contato com atos de leitura significativos e funcionais, sinta-se motivada para iniciar as suas primeiras descobertas a respeito da mesma.

Palavras-chave: Leitura; Educação infantil, desenvolvimento, aprendizagem.


Sumário

1 TEMA        4

2 PROBLEMA        5

3 HIPOTESES        6

4 OBJETIVOS        7

4.1 OBJETIVO GERAL        7

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5 JUSTIFICATIVA        8

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA [Revisão da literatura]        9

7 O DESENHO METODOLÓGICO        20

8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        21

REFERÊNCIAS        22


1 TEMA

O trabalho em desenvolvimento tem como tema a importância da leitura na educação infantil e a linha de pesquisa e a docência na Educação infantil.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, LDB, educação infantil portanto é considerada a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. Esta vem se expandindo no Brasil e no mundo cumprindo um papel importante e permitindo às crianças aprendizagens diversificadas desenvolvendo sua própria identidade.

Nesse sentido, vale ressaltar que os estudos hoje mostram uma série de referências quanto ao processo de construção no campo da leitura. Um dos importantes papéis da escola nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é proporcionar condições para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, metacognitivas para decodificação e codificação da escrita, bem como para inúmeras atividades envolvidas nos processos de leitura e produção textual.

2 PROBLEMA

A área da educação nem sempre é cercada por sucesso e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem.

O termo dificuldade de aprendizagem sempre foi muito debatido entre os professores envolvidos na área da educação. Nesse sentido, o problema desta pesquisa é: qual a importância da leitura no desenvolvimento da crança e como despertar nos educandos o gosto pelo ato de ler. A realidade atual afasta cada vez mais os educando do hábito da leitura, por meios eletrônicos como computadores, vídeo games, televisores e outros, usados de forma inadequada, associada à falta de incentivo e acesso a bons livros no meio familiar e ao pouco interesse dos alunos, são fatores que contribuem e aumentam cada vez mais o problema para criar o hábito e tomar o gosto pela leitura.

.

3 HIPÒTESES

Busca-se com  pesquisa desvendar se a leitura é uma condição prévia para a escrita, uma vez que os bons leitores são estimulados desde criança e conseqüentemente serão bons escritores; bem como desvendar se o contato com os livros e literaturas desde muito cedo constitui significativa influência do desenvolvimento individual e intelectual da criança.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a necessidade das crianças durante os anos iniciais estarem em contato com materiais diversificados como livros, revistas, jornais, etc. como fontes de estímulos para o desenvolvimento dos pequenos.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar a importância de pais e professores como instigadores na construção de leitores letrados.
  • Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços educativos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constrói a sua própria história.
  • Perceber a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania

5 JUSTIFICATIVA

O trabalho com a formação de crianças deve ser inteiramente ligado à cidadania, de maneira que possibilite a participação da escola na construção de sua identidade e sua busca pela autonomia. O ensino das disciplinas deve favorecer também condições de novas descobertas, experimentações de novos sentimentos e a compreensão do significado dos valores para a vida em sociedade.

A compreensão do sujeito sobre o ser humano se dá a partir das experiências vividas. Dessa forma, percebendo a necessidade que se tem de fazer uma educação voltada para a ética, para a autonomia, para o respeito às diversidades culturais e para construção da própria identidade, da análise e da crítica diante do mundo, ganha destaque no desenvolver desse trabalho o exercício contínuo da criatividade e da autonomia e, as atividades acontecem espontaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (268.7 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com