TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/10/2015  •  Artigo  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este trabalho ira apontar para a importância da se trabalhar Literatura com as crianças, visando não somente o conhecimento e a aquisição da linguagem e da escrita, mas como um agente de formação, que possa contribuir com o seu desenvolvimento e auxiliar efetivamente na compreensão de mundo.

A Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão (o movimento, a imagem, a música) que formam a bagagem comunicativa da criança desde os seus primeiros anos.

A contação de historias na educação infantil será o tema principal deste trabalho que terá como objetivo compreender a importância da contação de histórias na Educação Infantil como incentivo a leitura, auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança.

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que será proposto nesse trabalho . Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

É importante, como já dito, para a formação de qualquer criança, ouvir histórias, pois suscita o imaginário infantil, estimula o intelecto e a formulação de hipóteses desenvolvendo assim, o potencial e as habilidades da criança. Para fundamentar o tema escolhido busquei referencias em Abramovich, Áries, Lajolo, entre outros. Com base nos estudos, nas questões levantadas, constata-se que a contação de história vai muito além de ouvir histórias. É viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, encantando e despertando no aluno a curiosidade e o desejo por novas descobertas e aprendizagens.

Palavras-chave: Aprendizagem – Infância – Literatura Infantil

SUMÁRIO

1 Introdução...................................................................................... 07

1 A literatura e a educação infantil .................................................... 10

1.1 Educação Infantil: breves considerações........................................10

1.2 Conceitos de Infância ........................................................................13

1.3 A Literatura na Infancia.......................................................................16

2 A contação de historias ...........................................................................20

2.1 A importância de ouvir histórias na Educação Infantil ...................20

2.2 Histórias para cada faixa etária

2.3 Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional.

2.4 A contação de historia como estratégia pedagógica

Considerações finais .........................................................................

INTRODUÇÃO

A contação de histórias se faz desde o início dos tempos.

Que pessoa, em toda sua trajetória de vida não foi encantada pelas histórias,

sejam elas, as que ilustram a trajetória de um povo, marcos históricos, as científicas ou as histórias infantis, que nos dão a oportunidade de voar nas asas da imaginação e nesse mundo imaginário, se abrem as portas para um mundo maravilhoso.

Segundo Dohme “as histórias são um ‘Abra-te sésamo’ para o

imaginário, onde a realidade e a fantasia se sobrepõem”. Com a abertura destas

portas, são disponibilizadas inúmeras oportunidades para o desenvolvimento

cognitivo e afetivo, da oralidade e da escrita, bem como favorece o desenvolvimento pessoal e social dos alunos da educação infantil.

De qualquer ângulo que se considere, a primeira infância desperta o interesse pela contação de histórias, e estas podem se converter em guia para a formação da mente e do caráter vindouro.

Abramovich cita que: ‘É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, o pavor a insegurança, a tranquilidade e tantas outras mais, e viver profundamente tudo que as narrativas provocam em quem as houve, com toda a sua amplitude, significância e verdade que cada uma delas faz (ou não) brotar, pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário’.

É função da escola, estimular no aluno, o gosto e o prazer pela leitura, que deve ser disponibilizada em sala de aula de maneira atraente, prazerosa e significativa, devendo estar desvinculada da obrigatoriedade.

Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com