TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA PROFISSIONAL

Por:   •  18/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.022 Palavras (25 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 25

BILINGUISMO

A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA PROFISSIONAL

RESUMO

        O bilinguismo tem sido um tema de estudos bastante controverso. Encontra-se na literatura concepções errôneas que apontam a vivência bilíngue como prejudicial ao desenvolvimento cognitivo das crianças e da sociedade. Este trabalho de conclusão de curso visa discutir sobre a importância desta segunda língua desmistificando algumas destas concepções, trazendo esclarecimentos acerca das peculiaridades linguísticas da incorporação de algumas palavras de outras nacionalidades e a necessidade atual do profissional atualizar-se com um diferencial – a segunda língua. Teremos como inicio da discussão contexto históricos que tem por função ampliar a visão do leitor para o tema a discutir iniciando assim, um processo de informações que o possibilitara de elencar fatores da aquisição positiva da segunda língua para o mundo globalizado atual. Demonstraremos o mercado atual da globalização que fez com que os profissionais e a sociedade obtivessem uma transformação profunda sobre a educação. A segunda língua além de ser fator diferencial, eleva a pessoa que a possuem tanto profissionalmente quanto pessoal, pois podemos através de um aparelho podemos nos cominar em diversas línguas. Finalizando o trabalho teremos um momento de reflexão sobre o ato de ser e ter uma segunda língua na vida profissional.

Palavras-chave: Bilinguismo, aquisição, vida profissional.

ABSTRACT

Bilingualism has been a very controversial subject of study. Misconceptions are found in the literature that point to a bilingual experience as detrimental to the cognitive development of children and society. This course conclusion paper aims to discuss the importance of this second language, demystifying some of these conceptions, bringing clarifications on the linguistic peculiarities of incorporating some words of other nationalities and the current need for professional updating with a differential - the first language. We will start with the historical debate of topics whose function is to broaden the reader's view of the topic and discuss topics such as an information process that make it possible to list positive factors of the second positive word for the current globalized world. Demonstrate the current globalization market that has led professionals and society to have a profound transformation in education. The second language in addition to the differential factor, raises a person who has both professional and personal, because you can use a device that can be used in several languages. Finishing the work after a moment of reflection on the act of being and having a second language in professional life.

Keywords: Bilingualism, acquisition, professional life.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

OBJETIVOS        10

Objetivo Geral        10

Objetivo Específico        10

JUSTIFICATIVA        10

REFERENCIA TEÓRICA        11

METODOLOGIA        12

CAPÍTULO I: O BILINGUISMO NA ATUALIDADE        13

ORIGEM        14

A EDUCAÇÃO BILINGUE        15

BILINGUISMO NA ATUALIDADE        16

CAPÍTULO II: O MERCADO DE TRABALHO NA REALIDADE CONTEMPORÂNEA        18

CONTEXTO HISTÓRICO        19

O MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO        20

CAPÍTULO III: A SEGUNDA LÍNGUA NA REALIDADE CONTEMPORÂNEA        21

O BILINGUISMO        22

DISCUSSÕES EM TORNO DA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA PARA O MERCADO DE TRABALHO        23

CONCLUSÃO        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

INTRODUÇÃO

Notamos com a globalização e o avanço tecnológico a necessidade dos profissionais ativos e os novos profissionais um diferencial que podemos dizer que é o bilinguismo além da sua formação acadêmica. Falar fluentemente uma outra língua, é fundamental nos dias atuais e a língua inglesa por ser uma língua internacional, uma língua dos estudos, das viagens, dos negócios, a língua da comunicação com todo o mundo se faz necessário adquiri-la.

A todo momento, nos deparamos com inúmeras palavras em inglês, no qual incoporamos na nossa cultura como: jeans, shopping center, pet shop, lan house, pit stop, pen drive, notebook, laptop, palmtop, internet, web site, windows, word, download, big, delivery, baby, look, fast food, fashion, e-mail, messenger, outdoor, hot dog, milkshake, light, hamburger, drink, happy hour, diet, light, fitness, crazy, show, rock, design dentre outras palavras também de línguas diferentes.

E não poderia ser diferente no nosso mercado de trabalho ter uma segunda língua não é diferencial e sim uma necessidade curricular. Há discussões sobre o diferencial de ter uma segunda língua na vida como o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 30% a mais em relação ao salário de outra que tenha apenas um idioma.

E esta necessidade da globalização não se restringe apenas aos brasileiros que vão ao exterior para estudos, negócios e férias, mas da mesma forma também muitos estrangeiros, tem vindo para o Brasil com as mesmas finalidades.

Infelizmente, muitos profissionais não possuem outra língua em seu currículo, a grande maioria se enquadra no nível básico para o intermediário, portanto, quem possui fluência em uma segunda língua esta na frente de qualquer outro profissional, mesmo sendo qualificado academicamente, o bilinguismo é fundamental para cargos mais competitivos e de alto nível hierárquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com