TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  21/11/2019  •  Artigo  •  4.407 Palavras (18 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Everson Pires

Dr. Rodrigo Augusto Kovalski

RESUMO:

O presente artigo aborda a experiência do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e em Literatura, desenvolvidos no Colégio Estadual João Negrão Junior, na cidade de Teixeira Soares, Estado do Paraná.  O trabalho relata a importância do estágio para a formação dos acadêmicos de licenciatura em Língua Portuguesa, em virtude da prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. Esta pesquisa contempla as aulas de observação, planejamento e intervenção em sala de aula durante as atuações. Além disso, aborda a metodologia adotada nas aulas, os resultados obtidos e uma análise crítica de todo o processo. Por fim, evidência, a importância da fundamentação teórica estar atrelada à prática do estágio supervisionado em sala de aula.  

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação docente; Língua Portuguesa; Literatura.

ABSTRACT:

This article deals with the experience of the Portuguese Language and Literature Supervised Internship, developed at the João Negrão Junior State College, in the city of Teixeira Soares, State of Paraná. The paper reports the importance of the internship for the formation of undergraduate students in Portuguese, because the teaching practice is essential for the professional qualification of the future teacher. This research includes the observation, planning and classroom intervention classes during the performances. It also addresses the methodology adopted in class, the results obtained and a critical analysis of the whole process. Finally, evidence, the importance of the theoretical foundation being linked to the practice of supervised internship in the classroom.

Keywords: Supervised internship; Teacher training; Portuguese Language; Literature.

01 – INTRODUÇÃO

Inicialmente ressaltamos a importância do Estágio Supervisionado para a formação do professor, processo que é essencial na vida dos docentes antes de sair da universidade, pois é um momento em que o aluno relaciona os conhecimentos teóricos adquiridos em sua formação com a prática como professor em sala de aula.  Segundo Bianchi (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para construir um conhecimento significativo acerca de sua profissão. Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente.

Portanto, o estágio supervisionado vai muito além de uma simples prática para cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é um importante instrumento de crescimento da prática pedagógica, possibilitando uma visão crítica acerca de como se tornar um bom professor.  

Diante disso, o presente estudo foi desenvolvido a fim de relatar a importância do estágio supervisionado para formação do professor, como também, refletir a respeito da prática discente,atrelada às fundamentações teóricas orientadas durante a formação e de discutir e incorporar práticas pedagógicas que sejam significativas para os futuros professores.

As experiências de estágio supervisionado que serão relatadas neste estudo, aconteceram no Colégio Estadual João Negrão Junior, situado na cidade de Teixeira Soares-Pr. A turma de atuação foi o 3° ano do ensino médio, a qual possuía 36 alunos. Com isso, nas 10 primeiras aulas de regência foi trabalhado o tema “O texto Dissertativo”, verificando as características do texto dissertativo, contextualizando e analisando os recursos e estratégias de construção de discursos de persuasão.  Já nas 10 aulas destinadas para a literatura foi trabalhado o gênero “Conto”, o qual obteve como objetivos verificar as características dos contos, contextualizar e interpretar um conto, identificar os elementos organizacionais e estruturais, conhecer as práticas sociais de produção e circulação, e por fim, enfatizar a importância da literatura para os alunos.

Desta forma, os temas abordados durante as aulas estavam relacionados com a prática pedagógica, pois proporcionaram grandes benefícios para a aprendizagem do professor mediador do conhecimento, levando em conta a importância de se colocar em prática aulas reflexivas e críticas para os discentes, sendo um ponto eficaz para fazer a diferença no âmbito da Educação, a fim de oferecer uma melhor maneira de ensino, e que pode possibilitar a melhoria da realidade da educação do nosso país.

Em síntese, o artigo é construído abordando no item Metodologia, os recursos e estratégias utilizados durante as aulas de regência de língua portuguesa e literatura, além da divisão dos conteúdos. Na sequência, é discutido no item Resultados e Análises, como se deu as aulas de língua e de literatura, as ferramentas de ensino utilizadas, os aspectos positivos e negativos das aulas e os subsídios teóricos utilizados. Por fim, é elencando nas Considerações finais a importância do estágio supervisionado para a formação do professor-aluno. 

02 – METODOLOGIA

A metodologia adotada nas aulas se deu pelo viés sócio-interacionista, o qual é inspirado no método abordado por Vygotsky[1], o qual enfatiza que a aprendizagem por meio das interações com o meio, possibilita ao indivíduo construir pontes para a apreensão do conhecimento.

As turmas escolhidas para a observação foram o 2° e 3° anos. E após as observações optou-se pelas regências no 3° ano, o qualpossuía 36 alunos. O motivo da escolha dessa turma se deu diante das circunstâncias de horários que poderia me deslocar até a escola.

Diante disso, a fim de oportunizar os alunos a aprenderem e interagirem com suas opiniões de forma crítica e reflexiva sobre o conteúdo, buscou-se levar aulas dinâmicas e interativas com recursos variados, suscitando sempre  os  conhecimentos  e opiniões dos alunos acerca do tema, a fim de  possibilitar a troca reciproca do conhecimento com os alunos, pois  o papel do professor  não é de apenas de um transmissor de conhecimentos, mas sim de mediador, orientador no processo ensino aprendizagem.

As aulas de Língua Portuguesa se deram de maneira a oferecer condições para que o aluno desenvolva suas potencialidades, fazendo dele um ser pensante, crítico e criativo, levando-o a aprender a aprender, conforme ressalta as Diretrizes Curriculares Educacionais – DCE de Língua Portuguesa, em referência a prática de leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com