TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.318 Palavras (22 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


[pic 10]


 AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, pela saúde,

Fé e perseverança que tem me dado.

minha orientadora e amigo de todas as horas,

que acompanhou nas horas que precisei.

                          A minha Família

                          A quem honro pela forca, pelo exemplo de vida e

                          pelos anos de dedicação a educação.

Aos meus amigos

Pelo incentivo a busca de novos conhecimentos

e pela forca em relação a esta jornada.

[pic 11]

Dias. Ivone Andrea de Oliveira. A Importância do Lúdico na Educação Infantil. 2016. 29 folhas. TCC. Rondonópolis, MT.

RESUMO

A importância do lúdico para a aprendizagem na Educação Infantil, visa identificar a influência do brincar no desenvolvimento da criança tornando o aprendizado da criança, pois enquanto brinca faz de conta, ela imagina, se liberta, aprende. O aprendizado, através da brincadeira o valor material de um brinquedo e sim o que esse brinquedo irá representar para ela. É fundamental que o professor saiba organizar espaços e brincadeiras que proporcionem satisfação e consequentemente aprendizagem. Contudo, criatividade e iniciativa são fundamentais para se trabalhar a ludicidade na educação infantil, o aprendizado aliado à brincadeira pode ser marcante e inesquecível, basta se preparar para fazer parte desse mundo tão sublime e encantador.

Palavras-chaves: Lúdico; Prazer; Aprendizagem; Criança; Educação Infantil.

Dias. Ivone Andrea de Oliveira. A Importância do Lúdico na Educação Infantil. 2016. 29 folhas. TCC. Rondonópolis, MT.

ABSTRACT

The importance of the play for learning in early childhood education, aims to identify the influence of play in child development making the learning of the child, because while playing pretend, she imagines, is freed, learn. Learning through play the material value of a toy but what this toy will represent for her. It is essential that the teacher knows how to organize spaces and games that provide satisfaction and consequently learning. However, creativity and initiative are essential to work playfulness in early childhood education, learning combined with the play can be striking and memorable, just prepare to be part of this world so sublime and charming.

Palavras-chaves: Playful; Pleasure; Learning; Child; Child education.


  1. INTRODUÇÃO

        A presente pesquisa tem com título, “A Importância Do Lúdico Na Educação Infantil”. Analisar como a lúdica influência no processo de ensino e aprendizagem quando utilizado como recurso pedagógico em sala de aula e assim compreender se o uso do lúdico pode na prática ser um campo de oportunidades para que o professor estimule a aprendizagem da criança na fase da educação infantil.

        Os objetivos específicos são: Compreender as concepções teóricas que abordam o lúdico na educação infantil;

        Identificar qual a influência do lúdico no processo de ensino e aprendizagem;

        Analisar quais as formas e recursos a serem utilizados como lúdico para a motivação da criança em relação ao processo de ensino e aprendizagem.

        Observando isso justifica o quanto é importante e necessário conhecer e perceber a importância do lúdico na Educação Infantil, a influência existe no processo de aprendizagem que as crianças adquirem enquanto brinca, e ainda \não podemos esquecer da influência quer ocorre da mídia, que influenciam também nos aspectos sociais, cognitivos e emocionais. O problema que norteia nosso trabalho se divide em: imaginar, criar, recriar, associar e se descobrir.

       Quando a criança brinca ela se relaciona com outras crianças, sendo capaz de aprender a trabalhar de duas formas, individualmente e em grupo. Enquanto brinca a criança se desenvolve física, psíquica e socialmente, a brincadeira auxilia no controle da agressividade e ajuda organizar a rotina e suas convivências diárias.

       O professor pode disponibilizar tempo e espaços para desenvolver jogos e brincadeiras dentro e fora da sala de aula. Pode explorar esse momento de forma consciente, direcionando todas as atividades de maneira a estimular o aprendizado, valorizando não só o resultado da atividade lúdica, mas a própria brincadeira, o simples ato de brincar, a experiência vivida e as descobertas realizadas durante todo o processo.

        Segundo Piaget, (2001, p.7) “Cada vez que ensinamos algo a uma criança, estamos impedindo que ela descubra por si mesma, por outro lado aquilo que permitimos que ela descubra por si mesma permanecerá com ela”.

      Todavia, o brincar deve ser uma atividade livre, repleta de fantasia, momentos de se conhecer e de oportunizar a conhecer o outro. O lúdico exerce uma influência positiva em todas as fases do desenvolvimento infantil, inclusive na escola. Para uma criança a brincadeira é uma necessidade relativamente importante, tanto quanto comer e vestir, fazendo parte da essência da infância, e deve ser sem dúvida, uma ação prazerosa na educação infantil.

A utilização de certos jogos e brincadeiras como facilitadores na aprendizagem na Educação Infantil são claramente, a solução para se obter resultados positivos no processo de ensino- aprendizagem.

Os brinquedos e as brincadeiras são fontes sem fim de interação lúdica e afetiva. Para que haja uma aprendizagem afetiva é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E a através da ludicidade é possível recorrer há vários recurso e instrumento para facilitar a aprendizagem e o processo de ensino e aprendizagem do professor. O tema escolhido para o presente projeto é “A importância do lúdico na Educação Infantil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (314 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com