TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS CONTO DE FADAS

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio 01

Atividade 01 – Escreva um texto dissertativo/argumentativo explicando o porquê dos contos de fadas serem imortais; valide ainda sua importância para a nossa construção humana e a relação com a psicanálise. (2,5).

 Resposta:

        Essas histórias permanecem em nossa memória porque fazem parte do imaginário coletivo, tratam de desejos, angustias, medos, e dos desejos humanos. Tramas e conflitos fazem essas histórias tão interessantes e intrigantes a tanto tempo.

        O psicanalista Bruno Betterlheim encontra símbolos e significados em seu livro, “ A psicanalise dos contos de fadas”, pode-se dizer que foi o primeiro a abordar o assunto sobre um olhar psicanalítico.

        Para compreender melhor, posso citar um trecho próprio de Bettelheim, o qual particularmente transparece lindamente sua visão sobre conto de fadas ... “ O prazer que experimentamos quando nos permitimos ser sensíveis a um conto de fadas, o encantamento o que sentimos, não vem de um significado psicológico de um conto, embora isso contribua para tal, mas de sua qualidade literária, o próprio conto como uma obra de arte, ele não poderia ter seu impacto psicológico sobre as crianças, se não fosse primeiro e antes de tudo uma obra de arte.

        Quando a criança esta brincando de faz de conta, podemos observar o aumento da linguagem, ela conversa sozinha e muitas vezes esse dialogo torna-se longo, e isso é muito importante para seu desenvolvimento cognitivo, aprimorando assim a linguagem e nossos de logica.

        É interessante estimula-los para gerar o desenvolvimento, instigando-os a usar imaginação, perguntando-lhes como é a fantasia de seus personagens favoritos, questionando se conhece algo que pareça ou que possa ser feito, e de que maneira e assim por diante.

        Por tudo isso, pode-se dizer que através de uma “simples” brincadeira, podemos estimular, instigar e desenvolver as crianças, e quando envolvemos a leitura em torno de tudo isso, ficara melhor e mais completo essa tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com