TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  3.195 Palavras (13 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância dos jogos no ensino da matemática na educação infantil , tendo como base o estudo realizado com os seguintes autores: Kishimoto (2002), Huizinga (1996), Araújo (1992), Antunes (1998) entre outros. Foram aprofundados os a importância do lúdico, conceitos, características e a importância dos jogos como processo de aprendizagem e suas possibilidades educativas em nível intelectual, afetivo social e físico da criança. No entanto a brincadeira faz parte da vida, é um meio de aprendizagem espontâneo e exercita hábitos intelectuais, físicos, sociais e/ou morais. Pois os jogos podem contribuir para o desenvolvimento educacional das crianças, e como pode ser usado como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Enfim o jogo no ensino da matemática promove a aprendizagem e desenvolvimento em todos os aspectos, devendo com isso ser criadas condições criativas e de interesse das crianças em relação a esse rico recurso para que elas possam melhorar seus conhecimentos.

Palavras-chave: Matemática. Jogos. Lúdico. Educação Infantil.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo pretende analisar a importância dos jogos no ensino da matemática na Educação Infantil, pois através do jogo as crianças desenvolvem suas possibilidades educativas em nível intelectual, afetivo, social e físico entre outros.

A relação entre o jogo e a Matemática possui atenção de vários autores e constitui-se numa abordagem significativa, principalmente na Educação Infantil, pois é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização do jogo como recurso pedagógico.

Assim sendo, o ensino da Matemática na Educação Infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças perante situações significativas de aprendizagem, sendo que o ensino por meio do jogo deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.

Portanto, buscamos com este projeto melhorar e trazer um pouco mais de esclarecimento sobre as questões ligadas ao jogo enquanto desenvolvimento educacional e aprendizagem das crianças.

Em seu aspecto pedagógico, o jogo se apresenta produtivo ao professor que busca nele um aspecto instrumentalizador, e, portanto, facilitador da aprendizagem muitas vezes de difícil assimilação, e também produtivo ao aluno, que poderá desenvolver sua capacidade de pensar, refletir, analisar, compreender, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las com autonomia e cooperação.

O momento do jogo é algo precioso ao educador, oferecendo-lhe informações importantes a respeito de seus alunos, seus hábitos, seus interesses e duas dificuldades. A partir dessas informações, o educador pode orientar seu planejamento pedagógico.

No entanto, a presença do educador brincando junto com a criança é fundamental para o desenvolvimento de suas potencialidades. É necessária ao educador uma postura de descobrir o seu aluno, brincando com ele e aprendendo com ele também.

Estudar a importância dos jogos no processo de aprendizagem da matemática.

O desafio da utilização do jogo educativo é equilibrar o caráter lúdico e o caráter educativo. Para que isso efetivamente ocorra, é fundamental que o educador esteja preparado com materiais adequados para explorar todos os recursos que os jogos e brincadeiras podem oferecer.

É na ação do jogo que a criança, mesmo que venha a ser derrotada, pode conhecer-se, estabelecer o limite de sua competência enquanto jogador e reavaliar o que precisa ser trabalhado, desenvolvendo suas potencialidades, para evitar uma próxima derrota.

2. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

O aprendizado da matemática está muito ligado à aquisição de habilidades lingüísticas. O número e o espaço são construções que dependem, como o resto dos conceitos, da bagagem hereditária e da interação com os outros e com o ambiente.

Muitas atividades aproximam as crianças da matemática: a distribuição dos materiais, o reconhecimento dos objetos que pertencem a cada criança, a contagem de objetos, o arrumar e brincar com blocos, jogos de adivinhar palavras, loterias, dominós, baralho, dança das cadeiras.

O jogo, o trabalho e o desenvolvimento de projetos nas oficinas ou no cantinho da matemática oferecem boas oportunidades para estimular, observar e fortalecer as brincadeiras infantis, levando-as a manipular, relacionar, antecipar, encontrar equivalências, simetrias e desenvolver raciocínios.

A criança vive, em seu ambiente, rodeada de pessoas e objetos que podem ser tocados, mexidos, organizados, e ela própria pode orientar-se em relação a eles. Dentro desse meio de interação a criança começa a agrupar os objetos, a distinguir a unidade da pluralidade, a comparar.

Neste contato com o material concreto, observará que existem alguns objetos mais compridos do que os outros, mais alto, mais pesado, maiores.

A criança que chega à Educação Infantil já entrou em contato com os números e muitas vezes já utilizou para resolver problemas cotidianos simples. Além de terem sido adquiridos em seu ambiente familiar e em suas brincadeiras, esses conhecimentos numéricos também são provenientes da variada informação que recebe por intermédio dos meios de comunicação.

A partir das competências iniciais trazidas pelas crianças é que se pode elaborar estratégias para desenvolvê-las e potencializá-las por meio de situações-problema que lhes dêem significados. Deve se ter presentes os conhecimentos que a criança já desenvolveu precocemente para continuar trabalhando sobre eles, fortalecendo e tornando mais complexo o processo. Assim, ela estará preparada para construir o saber matemático.

A aprendizagem de matemática na sala de aula é um momento de interação entre a matemática organizada pela comunidade cientifica, ou seja, a matemática formal, e a matemática como atividade humana. (...) A atividade que conduz à aprendizagem é a atividade de um sujeito humano construindo seu conhecimento. (CARRAHER, CARRAHER e SCHILIEMANN, 1997, p.12-13).

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com