TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS

Por:   •  21/3/2018  •  Artigo  •  4.107 Palavras (17 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS: EDUCA

 Formação docente, saberes e práticas inclusivas

A IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE PORTUGUES

Jefferson da Silva Vicente[1]

Guataçara Silva Ferreira[2]

José Roberto Dias de Oliveira[3]

Resumo

A proposta do artigo é apresentar o uso das ferramentas digitais para o auxílio e aprendizado dos alunos da língua portuguesa, sendo assim uma das maneiras de aprimorarmos essa descoberta está ligada ao uso de softwares interativos, onde o processo de aprendizagem torna-se mais prazeroso e estimulante.  A popularização das tecnologias digitais e seus avanços tem influenciado a economia mundial, por conta disso as relações de mercado e pessoais mudaram. A nova era digital exige maior rapidez e demanda maior quantidade de informações, o que nos impulsiona a mudar nossos olhares e eleger novos interesses. E face a essas mudanças advindas da globalização da informação e suas interconectividades, as instituições tentam se adequar para atender as exigências atuais. A sociedade contemporânea, cercada de tecnologias, vem utilizando diversas formas de relações sociais entre os usuários. Em vista disso, apresentaremos e discutiremos possíveis atividades que podem ser exploradas, a partir do uso de softwares interativos, visando a agregar valores ao ensino da língua portuguesa nas escolas.  Baseando na realidade atual de que os softwares educacionais têm uma importância significativa na aprendizagem, este artigo tem como alvo relatar o desenvolvimento e aplicação do software educacional, “Português Divertido[4]”, como método adicional para agregar conhecimento ao conteúdo didático estudado por uma turma do ensino fundamental de uma escola municipal. Os resultados obtidos e as observações realizadas indicam claramente que os softwares interativos têm uma contribuição significativa e um fator motivador, tendo seu formato aspecto lúdico e educativo, contribuindo para aprendizado e compreensão de alguns conceitos da língua portuguesa. Sendo assim, faz-se aqui sua importância como facilitador no processo de aprendizado.

Palavras-chave: Ferramentas Digitais; Software interativo, Língua Portuguesa.

Introdução

Na era atual, as tecnologias digitais ganham cada vez mais importância no âmbito da educação. A sua utilização como ferramenta de ensino e sua atuação no meio social vem auferindo novos olhares, cada vez maiores entres nós. Frente a essa realidade de novas tecnologias migrando para área educacional a mesma encontra-se em processos constantes de mudanças estruturais e funcionais. Estamos rodeados pela tecnologia. Além disso, a taxa de mudança tecnológica não apresenta nenhum sinal de abrandamento. A tecnologia está levando a grandes mudanças na economia, na forma de nos comunicarmos e relacionarmos com os outros, e cada vez mais no modo como aprendemos. Porém, “nossas instituições educacionais foram construídas em grande parte para outra era, baseadas em uma era industrial, em vez de digital. E assim a maioria dos professores são confrontados com o enorme desafio da mudança. ” (Márcio Luiz Corrêa Vilaça, 2016, p. 17; Márcio Luiz Corrêa Vilaça, 2016)

A forma como se ensina é um dos modos que mais vem sendo influenciados pela presença das tecnologias, sobretudo as digitais. As tecnologias (TDS) tem estimulado profundas mudanças e transformações, agregadas ao modo de ensinar e aprender, conforme (Márcio Luiz Corrêa Vilaça, 2016, p. 17) “A popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) recria as experiências na sociedade, proporcionando diferentes práticas sociais e meios de comunicação”, trazendo assim um novo despertar a compreensão de alunos expostos aos meios híbridos de ensino, mesclando a tecnologia e o método clássico de aprendizado.

Com base na realidade dessas novas tecnologias, fica evidente a necessidade intrínseca da aplicação desses meios nas escolas, os quais podem impactar significativamente sobre o ensino e a aprendizagem, visto que a sociedade é preparada desde a mocidade para um mercado competitivo e implacável. Nesse contexto, o indivíduo só tende a ganhar conhecimento digital que será cobrado durante toda sua vida, pois vivemos uma revolução digital e a maioria das atividades baseadas no conhecimento depende fortemente do uso de tecnologias. (Bates, 2017, p. 55) “Assim, o uso da tecnologia digital tem de ser integrado e avaliado por meio da base de conhecimento da área” , e cabe aos detentores do ensino repassar aos alunos os diversos meios de se adquirir tal conhecimento.

O ponto inicial para todo e qualquer método de ensino atual é a redução na exclusão digital, tanto do aluno como dos professores. Neste contexto, as escolas só tendem a ganhar com a inserção de softwares em suas grades de ensino. Mencionando ainda que a maioria desses softwares educativos são compostos de interação divertida e lúdica, favorecendo assim um maior aproveitamento por parte dos alunos e professores.

Assim como a tecnologia, a gestão do conhecimento encontrasse em constante evolução, segundo (Bates, 2017, p. 55), “O conhecimento não só está mudando rapidamente como as novas pesquisasdes, novos desenvolvimentos e rápida disseminação de ideias e práticas por meio da internet, mas as fontes de informação também estão aumentando”,  em vista disso temos a necessidade de introduzir a informática na educação das crianças, que é onde se tem uma melhor absorção de coisas novas, o quanto mais cedo possível. Professores e pais são os maiores influenciadores no crescimento intelectual de uma criança podendo assim intermediar essa aproximação da tecnologia voltada para educação. É de suma importância a inserção das crianças no mundo digital desde seus primeiros momentos de vida, pois é nesta etapa que a absorção está em alto estímulo.

Os softwares educacionais produzem diversos benefícios no desenvolvimento cognitivo da criança, permitindo que os professores identifiquem as maiores dificuldades dos alunos em atividades que abranjam escrita, leitura dentre outras áreas. A interatividade dos programas permite a evolução do aluno quanto ao seu aprendizado, inclusive na apropriação de conhecimentos científicos adquiridos na sala de aula.      

A interação entre o aluno e o software tem a capacidade de buscar a atenção da criança e estimular sua criatividade, por isso é importante que as escolas invistam na aquisição de softwares interativos voltados para educação, bem como a facilitação no uso de computadores das escolas aos alunos e professores, irá contribuir desse modo no processo de obtenção de conhecimento. Além disso, promovam atividades que socializem softwares educativos no Ensino Fundamental utilizando-os como ferramentas relevantes ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse caso, o estudo dos softwares interativos pode incrementar valores na internalização de conhecimentos científicos de maneira mais significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (474 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com